Sábado – Pense por si

Urnas já abriram no Brasil (e em Portugal). Brasileiros escolhem o próximo presidente

As urnas já abriram nalguns estados e os brasileiros começam a ditar a sua decisão no boletim de voto.

As urnas já abriram nalguns estados e os brasileiros começam a ditar a sua decisão no boletim de voto. Joel Santana foi o primeiro eleitor do país em Fernando de Noronha, às 08h00 (horário local, 11h00 em Lisboa).

De acordo com o jornal Globo, terá chegado ao local de votação 23 horas e 45 minutos antes de as urnas abrirem. Cerca de 147,3 milhões de brasileiros são chamados este domingo às urnas para decidir quem será o próximo Presidente do Brasil, numa segunda volta disputada por Jair Bolsonaro (extrema-direita) e Fernando Haddad (esquerda).

Por cá, os brasileiros residentes em Portugal também já começaram a votar. Na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, os eleitores escolhem entre Bolsonaro e Haddad.  

També já votou Michel Temer, o actual presidente do Brasil, poucos minutos das 08h00 em São Paulo. "A transição do governo vai ser tranquila e que já está organizada", garante.

Além da corrida ao cargo de Presidente, os brasileiros terão também de escolher os próximos representantes no parlamento (Câmara dos Deputados e Senado) e nos governos regionais que não ficaram definidos na primeira volta, que se realizou a 7 de outubro.

As urnas de voto foram abertas pelas 08h00 locais de cada estado (a partir das 11h00 em Lisboa) e têm o seu encerramento previsto para as 17h00 de cada fuso horário. As últimas urnas eletrónicas a fechar serão no Estado do Acre, às 22h00 em Lisboa.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.