Esta é a primeira vez que um ex-presidente norte-americano é acusado criminalmente. É acusado de 34 crimes de falsificação de registos financeiros.
Donald Trump foi formalmente acusado de 34 crimes, mas diz estar "inocente". Numa sessão conduzida pelo juiz Juan Merchan, no tribunal de Manhattan, o ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA) conheceu as acusações que sobre ele recaem por falsificação de registos financeiros, segundo avança a Reuters. As acusações podem ser lidasaqui na íntegra.
De acordo com a imprensa norte-americana, foram ainda tiradas as impressões digitais do multimilionário assim como uma fotografia (que não será a imagem típica norte americana, conhecida como mug shot). Espera-se agora o discurso de Alvin Bragg, o procurador-geral de Manhattan.
O processo está relacionado com um alegadopagamento de 130.000 dólares à atriz pornográfica Stormy Daniels antes das eleições de 2016. A mulher diz ter sido coagida a manter-se calada sobre um encontro sexual que os dois tiveram num hotel em Lake Tahoe, dez anos antes. Caso fique provado, o acumular das acusações pode dar a uma sentença máxima de 136 anos de prisão.
De fato azul-escuro e gravata vermelha (as cores usadas na campanha presidencial), Donald Trump entrou no edifício de rosto sereno, mas de braço em punho acenando aos milhares de pessoas que se encontraram no local.
REUTERS
O silêncio foi apenas suspenso nas redes sociais, onde o magnata escreveu na rede social Truth Social: "A caminho do Lower Manhattan, o Tribunal. Parece tão SURREAL - UAU, eles vão PRENDER-ME. Não acredito que isso está a acontecer na América".
A pedido dos advogados do ex-presidente, dentro do tribunal foram apenas admitidos cinco fotógrafos e apenas por alguns minutos, para evitar que fosse criada "uma atmosfera circense".
A carregar o vídeo ...
Tendo em conta a mediatização do caso o pedido foi aceite, mas a imprensa norte-americana vai mais longe e dá conta de que a defesa de Trump pediu para que o julgamento fosse transferido para o bairro de Staten Island, também em Nova Iorque, por ser um local que "vota regularmente nos republicanos", mas até ao momento ainda não existem certeza sobre se o pedido foi de facto feito.
Nas ruas, as autoridades de Nova Iorque viram-se obrigadas a pôr em prática "medidas de segurança" de forma a evitar protestos ou conflitos. Os apoiantes e críticos de Donald Trump acabaram por ser separados, encontrando-se em barricadas feitas pela polícia com o objetivo de tentar manter a ordem.
Mas para já, a única certeza é que este não será um processo rápido e que o julgamento está "no mínimo a mais de um ano de distância". Caso tal aconteça, o ex-presidente será julgado durante ou mesmo depois da campanha eleitoral de 2024.
O político tornou-se assim no primeiro presidente dos Estados Unidos a ser formalmente acusado de vários crimes e a situação está já a levantar bastantes dúvidas sobre a legalidade da reeleição.
Ao mesmo tempo, correm as investigações que o ligam a uma possível fraude eleitoral na Georgia, pelo papel que poderá ter tido na invasão ao Capitólio em 2021 e ainda por ter levado documentos confidenciais da Casa Branca para a sua propriedade.
Trump só deverá falar durante esta madrugada, perto da meia noite, na sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida. Até ao momento apenas reiterou a sua inocência, garantindo que este caso está a ser alimentado por uma questão de "ideologia política".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.