NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, e Lloyd Austin, secretário da Defesa, deverão informar os aliados da NATO sobre a decisão esta quarta-feira, 14 de abril.
O presidente dos EUA, Joe Biden, decidiu retirar todas as tropas norte-americanas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021, 20 anos depois do dia do ataque às Torres Gémeas, em Nova Iorque, que originou a mais longa guerra com a participação norte-americana.
A informação foi confirmada por duas fontes à Reuters, que indicaram que a retirada das tropas se vai basear em garantias de segurança e direitos humanos.
J. Scott Applewhite/Pool via REUTERS
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, e Lloyd Austin, secretário da Defesa, deverão informar os aliados da NATO sobre a decisão esta quarta-feira, 14 de abril. Biden também poderá fazer um anúncio.
Caso se confirme, a decisão de Biden não vai respeitar uma data-limite de 1 de maio que tinha sido traçada pela Administração Trump e pelos insurgentes talibã. Em março, os talibã ameaçaram recomeçar as hostilidades contra as tropas estrangeiras no Afeganistão caso a data-limite não fosse respeitada.
Nas últimas semanas, a data de 1 de maio tinha parecido menos provável, devido à falta de preparativos no terreno para assegurar que a retirada fosse cumprida de forma responsável e segura, assinala a Reuters. Membros da administração norte-americana também culparam os talibã por não cumprirem os pressupostos para reduzir a violência e alguns avisaram sobre a ligação entre o grupo e a Al Qaeda, a mesma que motivou a intervenção militar em 2001 no Afeganistão.
Milhares de soldados norte-americanos e de países seus aliados morreram no Afeganistão.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.