Cão treinado para farejar estupefacientes descobriu uma parede dupla dentro de uma carrinha.
Quase 390 mil euros escondidos em meias e sete carregadores de armas foram apreendidos por funcionários da alfândega em Perthus, na fronteira entre Espanha e França, anunciou hoje o Ministério da Economia francês.
Getty Images
"O inquérito confiado ao Serviço de Investigação Judiciária das Finanças (SEJF, na sigla em francês) permitiu estabelecer uma ligação entre esta descoberta e uma rede criminosa organizada de branqueamento do produto de várias infrações", especificou o comunicado do ministério.
Hoje, pouco antes das 10:00 locais (09:00, em Lisboa), na zona sul de Boulou, na autoestrada que ruma a Espanha, os funcionários da alfândega de Perthus (Pirenéus Ocidentais) fiscalizaram uma carrinha com matrícula alemã.
Graças a um cão treinado para farejar estupefacientes, descobriram uma parede dupla na qual o dinheiro e os carregadores estavam escondidos.
O motorista da carrinha foi colocado "em prisão preventiva enquanto aguarda a comparência [no tribunal] marcada para 3 de maio", esclarece a nota, que não especifica a nacionalidade do condutor.
O ministro delegado responsável pelas Contas Públicas, Olivier Dussopt, felicitou a operação, recordando que, em 2020, "os funcionários aduaneiros franceses intercetaram 59,5 milhões de euros por violação da obrigação declarativa e lavagem de dinheiro".
Em novembro de 2020, 1,4 toneladas de canábis foram apreendidas pelos funcionários da alfândega de Perhus, na fronteira franco-espanhola.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.