Sábado – Pense por si

Jean-Pierre Raffarin é outro dos nomes que se junta à grande conferência do NOW

Ao longo dos próximos dias irão ser revelados vários especialistas e líderes internacionais que também vão marcar presença no evento.

Jean-Pierre Raffarin, antigo primeiro-ministro francês, nasceu em Poitiers, em 1948, e é mais um dos convidados que vai fazer parte do evento que assinala o primeiro aniversário do NOW e que conta com Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia e antigo primeiro-ministro de Portugal, como curador. Licenciado pela Escola Superior de Comércio de Paris, foi professor no Instituto de Estudos Políticos da cidade e, desde 2007, é professor na ESCP Business School.

Jean-Pierre Raffarin
Jean-Pierre Raffarin

Esteve 18 anos à frente do executivo regional de Poitou-Charentes, tendo sido também deputado ao Parlamento Europeu (1989-1995) e presidente da Associação das Regiões Francesas.De 1995 a 1997, foi ministro das Pequenas e Médias Empresas, do Comércio e do Artesanato e posteriormente nomeado primeiro-ministro de Jacques Chirac de maio de 2002 a maio de 2005.

Já mais tarde, entre outubro de 2014 a julho de 2017, foi Presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros, da Defesa e das Forças Armadas do Senado. Alguns dos seus livros mais recentes são: Choisir un chef : les secrets du leadership à travers l'histoire (2021), Ne sortons pas de l'Histoire, Michel Lafon (2023) e Le Leadership pour tous, Michel Lafon (2023).

Recorde-se que a  ocorre a 16 de junho, em Lisboa, no Four Seasons Hotel Ritz e o tema central será “A Europa e as Relações Transatlânticas”.

Ao longo dos próximos dias irão ser revelados vários especialistas e líderes internacionais que também vão marcar presença no evento. Alguns dos nomes já conhecidos são António Costa, Presidente do Conselho Europeu; ; Theresa May, ex-primeira-ministra inglesa; Devin Nunes, ex-congressista, Presidente do Trump Media & Technology Group e Presidente do Conselho Consultivo para a Informação da Casa Branca e Sir Alex Younger, antigo chefe do MI6.Enrico Letta, antigo primeiro-ministro de Itália; Bruno Maçães, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus;  e Mariya Gabriel, Presidente do Instituto Robert Schuman, são outras das personalidades já confirmadas.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.