Sábado – Pense por si

Inflação: transferir dinheiro para as pessoas é melhor do que reduzir o IVA, conclui a UTAO

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 29 de março de 2023 às 19:39

Sem referir diretamente o IVA a zero apresentado pelo Governo, os técnicos do Parlamento apontam num relatório as falhas da medida: pouco eficaz a descer preços, contraproducente e demasiado generalista na abrangência. E explicam por que é melhor transferir dinheiro para quem tem menos rendimentos.

O uso de dinheiro público para aliviar os efeitos da inflação nas famílias é insubstituível, mas os apoios mais eficazes não são subsídios indiretos, como a redução dos impostos como o IVA ou o ISP, aponta umrelatóriopublicado esta quarta-feira pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), um órgão independente de assessoria aos deputados da Assembleia da República. As transferências diretas de dinheiro, concentradas em famílias de rendimentos menores, são os mais eficazes do ponto de vista do alívio no preço, do combate à inflação e do uso do dinheiro dos contribuintes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.