Sábado – Pense por si

A pequena e influente UTAO: os cinco que escrutinam as contas

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 24 de julho de 2024 às 23:00

Assessoram os deputados sobre contas públicas, irritam ministros e têm um impacto muito maior do que a sua dimensão. São a Unidade Técnica de Apoio Orçamental - fomos conhecê-los e ver como trabalham.

Jorge Silva abre a folha de cálculo no computador e milhares de números deslizam no ecrã. Nas colunas e linhas estão a idade, o escalão e outros dados profissionais de cada um dos 108 mil professores em Portugal – identificados por um número – que terão o tempo de serviço descongelado. A folha espelha o trabalho para avaliar quanto custará aos contribuintes o descongelamento. "Para fazermos isto com rigor eram precisos os dados de cada professor e ter acesso a essa informação foi a parte mais difícil", explica Jorge, 38 anos, um dos quatro técnicos da pequena, mas influente, Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). "Primeiro que a porta se abrisse passaram meses", diz Vítor Canarias, 47 anos, que fez dupla com Jorge Silva para avaliar o custo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.