Sábado – Pense por si

Provedora de Justiça tenta resposta da Segurança Social sobre atrasos no pagamento da meia pensão

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 29 de março de 2023 às 08:00

Segurança Social atrasou-se no pagamento da primeira pensão e depois não pagou a meia pensão suplementar em outubro alegando que pensionistas não tinham começado a receber. Sete pessoas enviaram queixas à Provedoria, que contactou o Instituto de Segurança Social, mas não obteve resposta.

Imagine que se reformou em junho do ano passado e que a Segurança Social se atrasou cinco meses a pagar a primeira pensão. Imagine, depois, que em outubro o Instituto de Segurança Social, o braço financeiro do sistema, lhe dizia que como não estava a receber pensão – apesar de já ser pensionista – não lhe poderia pagar a meia pensão que o Governo decidiu atribuir a título de compensação por causa da inflação. Esta é uma história fictícia, mas a Provedoria de Justiça recebeu sete queixas de pensionistas com histórias deste tipo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.