Lachlan, de 52 anos, é o filho homem mais velho de Rupert. Já estava ligado às empresas e até ocupava o cargo ao lado do pai. Rupert garante que vai continuar a contribuir para as ideias das empresas.
O magnata dos media Rupert Murdoch anunciou que vai abandonar a liderança da Fox e da News Corp. Quem lhe vai suceder no poder será o filho Lachlan.
REUTERS/Mike Blake/File Photo
A dinastia familiar que inspirou a popular sérieSuccession acabou por revelar o sucessor já depois da ficção ter encerrado a sua história. Ao contrário do ecrã (atenção spolier), na vida real foi mesmo um dos filhos que assumiu o poder.
Num comunicado enviado aos funcionários, Rupert Murdoch, de 92 anos, afirma que "o tempo é certo" para que o patriarca assuma "papéis diferentes". A partir de meio de novembro, Murdoch irá assumir o lugar presidente executivo emérito.
Depois de lançar a Fox News em 1996 e de a tornar no canal de notícias mais visto dos EUA, Murdoch deixa as rédeas depois de em abril o canal ter concordado pagar quase 740 milhões de euros à empresa de máquinas de voto Dominion por causa da cobertura nas presidenciais de 2020, em que questionaram a fiabilidade das máquinas. A televisão enfrenta ainda um outro processo semelhante, desta vez da empresa Smartmatic, que pede 2,5 mil milhões de euros. Também na sequência destes processos, o canal decidiu despedir o seu apresentador mais carismático e polémico - Tucker Carlson.
Murdoch garantiu, no entanto, que vai continuar envolvido contribuindo com ideias para o negócio.
Num comunicado, o sucessor Lachlan Murdoch garantiu que o pai "vai continuar a dar conselhos valiosos em ambas as empresas".
Rupert Murdoch começou a sua carreira na Austrália, de onde é natural, nos anos 1950. Acabou por comprar oNews of the Worlde oThe Sun, no Reino Unido, em 1969. Seguiu-se a comprar de jornais nos EUA:New York PosteWall Street Journal. A que se juntam centenas de media locais, todos detidos através da News Corp.
Apesar de uma carreira bem-sucedida também houve espaço para alguns erros. A par dos processos nos EUA por causa das eleições, as suas empresas enfrentaram um escândalo das escutas telefónicas no Reino Unido. O jornalNews of the Worldacabaria por encerrar e a empresa teve de pagar mais de mil milhões de euros às vítimas
Quem é Lachlan Murdoch?
O filho homem mais velho de Murdoch - tem duas filhas mais velhas, Prudence e Elisabeth - era até agora o presidente executivo da Fox Corporation e da Nova Entertainment.
Apesar de ser agora nomeado sucessor, ainda não se sabe como ficará a sua situação depois do pai morrer. Além de que antes de Lachlan, de 52 anos, ter assumido o lugar, as previsões apontavam para que fosse o seu irmão James, 50 anos, a ocupar o lugar do pai.
Porém James acabou por ficar ligado ao escândalo das escutas telefónicas, em 2011, o que levou a que apresentasse a demissão tanto da News International como da BSkyB. Acabou a dirigir o 21st Century Fox, em 2015, porém o estúdio foi comprado pela Disney em 2019, e um ano depois, James saía do conselho de administração por "diferenças editoriais".
O que deixou o caminho mais livre para Lachlan, que até foi o primeiro dos filhos a ocupar cargos nas administrações das empresas familiares, em 1996. Mas acabaria por deixar esses cargos, em 2005 e mudar-se para a Austrália onde já tinha trabalhado nos jornais e TV que pertenciam ao pai. Dez anos depois regressou ao universo Murdoch para assumir a liderança do 21st Century Fox e dividir a liderança da News Corp com o pai.
REUTERS/Mike Blake/File Photo
Rupert Murdoch tem mais seis filhos, mas nem todos estavam alinhados para uma possível sucessão. Prudence, 65 anos, está afastada dos olhares públicos e não tem ligação às empresas; Elisabeth, 55 anos, já esteve na linha de sucessão, mas garantiu não o querer, criou um estúdio sozinha, que mais tarde foi comprado pelo pai; Lachlan, 52 anos, vai agora assumir o papel principal nas empresas; James, 50 anos, já esteve nessa linha de sucessão, afastou-se e é contra a política de direita da Fox News; Grace, de 22 anos, e Chloe, de 20 anos, são as filhas mais novas e por isso ainda não tem nenhum cargo no império dos media do pai.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.