Sábado – Pense por si

Hacker Rui Pinto colaborava com a justiça francesa antes de ser detido

Diogo Camilo
Diogo Camilo 18 de janeiro de 2019 às 16:32

Rui Pinto, o hacker português preso esta quarta-feira na Hungria, estava a colaborar com a justiça francesa para investigar indícios de fraude fiscal revelados em dezembro de 2016 pelo Football Leaks. Colaboração com a justiça francesa ficou suspensa devido à detenção.

Rui Pinto, o hacker português detido esta quarta-feira na Hungria, estava a colaborar com a justiça francesa para investigar indícios de fraude fiscal revelados em dezembro de 2016 pelo Football Leaks, do qual o pirata informático era parte integrante. "Existe uma cooperação ativa entre Rui Pinto e o Parquet National Financier [PNF, departamento do Ministério Público francês especializado em crimes financeiros]", confessou um dos advogados de Rui Pinto, William Bourdon, em entrevista à agência noticiosa France Press (AFP), citada pelo Expresso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.