Sábado – Pense por si

Quem é Robert Prevost, o Papa próximo de Francisco?

Norte-americano é conhecido pela sua aproximação com os pobres e os imigrantes, tal como Francisco. No entanto, chegou a ser acusado por três mulheres de ter encoberto casos de abuso sexual.

Robert Prevost, de 69 anos, foi esta quinta-feiraeleito Papae o escolhido para suceder a Francisco, que morreu a 21 de abril.

AP Photo/Domenico Stinellis

Nascido a 14 de setembro de 1955 em Chicago, nos Estados Unidos, o Papa Leão XIV, como passou a chamar-se, é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola, e tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph. Entrou para a vida religiosa com apenas 22 anos e é hoje um poliglota que fala línguas como o espanhol e italiano.

Com um bacharelato em Ciências Matemáticas, tirou um mestrado em Teologia na União Teológica Católica, em Chicago, e uma licenciatura e um doutoramento em Direito Canónico, na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Na sua tese de doutoramento escreveu sobre "o papel do prior local na Ordem de Santo Agostinho".

Em 1982, foi ordenado padre, tendo dois anos depois iniciado a sua missão agostiana em Chulucanas Peru, onde permaneceu por 10 anos. Aqui, atuou como missionário, pároco, professor e bispo.

A carregar o vídeo ...

A 3 de novembro de 2014, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, cargo onde permaneceu por nove anos. Durante esse tempo, enfrentou diversas críticas, nomeadamente em 2023, quando três mulheres o acusaram de encobrir casos de abuso sexual cometidos por dois padres no Peru.

Na altura, a diocese peruana negou qualquer encobrimento e garantiu que Prevost seguiu os deveres exigidos pela legislação da Igreja. Não obstante, um dos padres acabou afastado e o outro deixou de exercer por alegadas questões de saúde.

Ainda durante a sua passagem pelo Peru, o norte-americano ocupou um cargo de destaque na Conferência Episcopal local. Foi nomeado para a Congregação do Clero, em 2019, e depois para a Congregação para os Bispos, em 2020.

Conhecido pelas opiniões próximas do seu antecessor, nomeadamente no que toca à sua aproximação com os pobres e os imigrantes, foi também a 30 de janeiro de 2023 que Francisco o nomeou perfeito do Dicastério para os Bispos, - posição responsável pela nomeação dos bispos -, além de presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Também nesse ano, Prevost recebeu o título de cardeal pelas mãos do seu antecessor.

O então cardeal manteve-se no cargo durante dois anos, até ter sido, esta quinta-feira, nomeado Papa. Durante o internamento de Francisco, foi Prevost quem liderou uma oração pública no Vaticano pela saúde do então Sumo Pontífice.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro