Esta quinta-feira podem ocorrem quatro votações e, se nenhuma conseguir reunir os três terços dos votos o processo repete-se no dia de amanhã.
O Conclave para que seja escolhido o sucessor de Francisco já teve início na quarta-feira, mas, tal como esperado,a chaminé da Capela Sistina libertou fumo preto,o que significa que nenhum dos cardeais conseguiu dois terços dos votos e que, por isso, ainda não há novo papa.
EPA/VATICAN MEDIA HANDOUT
As votações retomam já esta manhã às 09h30 em Lisboa (10h30 hora local), mas desta vez só se verá fumo na Praça de São Pedro se for para anunciar que foi eleito um novo papa, caso contrário as votações prosseguem e pelas 11h00 da manhã está garantido que há fumo, seja preto ou branco, e que o resultado é oficializado.
Caso os cardeais não tenham chegado a um consenso há nova votação pelas 16h30 em que, mais uma vez, o resultado só é oficializado se for positivo. No dia de hoje pode ser feita ainda mais uma votação, pelas 18h e mais uma vez será na última votação da tarde que haverá fumo na chaminé, exista ou não anúncio de um novo papa.
Caso o segundo dia de Conclave termine sem uma eleição este processo vai repetir-se durante o dia de sexta-feira, 9 de maio, seguindo os mesmos horários.
Passados três dias se os cardeais ainda não tiverem um escolhido existe uma pausa e o dia de sábado é passado em oração, antes de voltarem às votações no domingo.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.