Esta quinta-feira podem ocorrem quatro votações e, se nenhuma conseguir reunir os três terços dos votos o processo repete-se no dia de amanhã.
O Conclave para que seja escolhido o sucessor de Francisco já teve início na quarta-feira, mas, tal como esperado,a chaminé da Capela Sistina libertou fumo preto,o que significa que nenhum dos cardeais conseguiu dois terços dos votos e que, por isso, ainda não há novo papa.
EPA/VATICAN MEDIA HANDOUT
As votações retomam já esta manhã às 09h30 em Lisboa (10h30 hora local), mas desta vez só se verá fumo na Praça de São Pedro se for para anunciar que foi eleito um novo papa, caso contrário as votações prosseguem e pelas 11h00 da manhã está garantido que há fumo, seja preto ou branco, e que o resultado é oficializado.
Caso os cardeais não tenham chegado a um consenso há nova votação pelas 16h30 em que, mais uma vez, o resultado só é oficializado se for positivo. No dia de hoje pode ser feita ainda mais uma votação, pelas 18h e mais uma vez será na última votação da tarde que haverá fumo na chaminé, exista ou não anúncio de um novo papa.
Caso o segundo dia de Conclave termine sem uma eleição este processo vai repetir-se durante o dia de sexta-feira, 9 de maio, seguindo os mesmos horários.
Passados três dias se os cardeais ainda não tiverem um escolhido existe uma pausa e o dia de sábado é passado em oração, antes de voltarem às votações no domingo.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro