
A SÁBADO é todos os dias. Os 27 dias de Matias no Governo de Passos Coelho
O novo ministro da Reforma do Estado já teve uma passagem pelo Governo há uma década.
O novo ministro da Reforma do Estado já teve uma passagem pelo Governo há uma década.
Quem é Leão XIV? O que pensa o papa americano? O jornalista Christophe Henning tenta responder a estas questões e ficamos com mais pistas. Mas ainda há muito por saber sobre Prevost
A Global March to Gaza vai chegar à fronteira entre o Egito e Gaza no dia 15 para pressionar "de forma pacífica" a entrada de ajuda humanitária no conclave. Ana Rita Tereso, coordenadora da delegação luso-galaica, defende que "há muitas formas de ajudar" pelo que o essencial é "fazer o que podemos".
O teólogo Armindo do Santos Vaz explica o que podemos esperar do Papa. Uma semana após a eleição os fiéis estão empolgados com Leão XIV.
Os seus dois andares acomodam duas casas de banho, três quartos e uma sala de estar ou área comum.
"No futebol, o padre Robert Prevost gostava muito dos argentinos, mas entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, preferia o jogador português. Valorizava a disciplina, a constância e o facto de Cristiano Ronaldo se exigir mais para conquistar", disse à Lusa José María Nuñez, antigo acólito do então bispo Robert Prevost que, entre 2014 e 2023.
A congregação religiosa a que Leão XIV pertence segue os ideais de Santo Agostinho. Baseia-se no serviço à Igreja e na vida em comunidade. Robert Prevost assinalou-o logo no primeiro discurso.
A rapidez da escolha fez temer o pior, mas os primeiros sinais indicam que, desta vez, o Espírito Santo deve ter acertado no perfil escolhido para líder da Igreja Católica.
Concordámos na eleição de um homem cuja vida revela uma entrega total à Igreja; cujas palavras e gestos são um exemplo de amor e de ternura pelos mais pobres
O jornalista agora dedica-se aos romances. Para escrever Conclave investigou a votação mais secreta do mundo. Um cardeal disse-lhe que fez bem o trabalho de casa. A adaptação ao cinema foi um sucesso.
Gosta de jogar ténis, em criança brincava aos padres e percorreu o Peru a cavalo. Robert Prevost era o mais improvável da lista de cardeais, mas um dos braços-direitos de Francisco. Cinco portugueses, que conviveram com o cardeal, contam como trabalha o sorridente – e sempre disponível – Leão XIV.
O novo Papa não viverá na sua concha espiritual e não será um amortecedor político de déspotas.
"No cenário dramático atual de uma III Guerra Mundial em pedaços, como afirmou várias vezes o Papa Francisco, dirijo-me também eu aos grandes do mundo, repetindo o apelo sempre atual: nunca mais a guerra", afirmou o Papa, eleito na quinta-feira.
Sem ter sido anunciada pela Santa Sé, esta visita assinala a primeira saída do Papa desde que foi eleito chefe da Igreja Católica, na quinta-feira, após um conclave de dois dias.
Em criança, em vez de brincar às escondidas, “Rob” brincava aos padres, e sempre soube que queria fazer parte do mundo eclesiástico, revela um dos seus irmãos mais velhos.
Com a eleição do novo Papa, Robert Prevost (Leão XIV), espera-se uma linha de continuidade por contas transparentes. Só em propriedades, a Igreja tem o equivalente a nove vezes a área de Portugal Continental. Da carteira de imóveis da Santa Sé contam-se mais de cinco mil, 20% dos quais arrendados.