Leão XIV foi o nome escolhido pelo primeiro Papa americano da História. Foi eleito no segundo dia de conclave ao fim de quatro votações.
Os 133 cardeais reunidos em conclave para elegerem o próximo Papa já escolheram o sucessor de Francisco. Trata-se de uma surpresa: o norte-americano Robert Prevost, que escolheu o nome papal de Leão XIV.
AP Photo/Alessandra Tarantino
Foi prefeito do dicastério para os bispos e liderou por dois mandatos a ordem de Santo Agostinho. Prevost, de 69 anos, era próximo de Francisco e conhecido por ser o "pastor de duas pátrias" por ser americano e pela sua atividade de mais de duas décadas no Peru.
Depois de mais de uma hora da saída do fumo branco, Leão XIV apareceu na varanda da Basílica de São Pedro para falar aos fiéis. Nas primeiras palavras, o novo Papa fez uma "uma saudação de paz" que disse esperar que "chegue a todo o mundo". "Deus ama todos, estamos todos nas mãos de Deus", afirmou depois, lembrando ainda a voz do Papa Francisco, débil no domingo de Páscoa, na véspera da sua morte.
"Sou um filho de Santo Agostinho que disse convosco sou cristão e assim podemos caminhar em conjunto", afirmou. Depois mudou de idioma para espanhol, para falar em especial à sua diocese no Peru, "onde um bom povo fiel acompanhava o seu bispo. A todos vós, desejamos ser uma igreja sempre em caminho, em busca da paz que deseja ser próxima".
Na sua primeira aparição pública, Leão XIV, apesar de próximo de Francisco, resolveu recuperar a estola usada normalmente pelos papas na sua nomeação, que o antecessor dispensou. Mas inovou também: foi o primeiro a rezar a Avé Maria na primeira bênção aos fieis.
Após a quarta votação, que decorreu à porta fechada na Capela Sistina, saiu da famosa chaminé fumo branco, significando isto que os cardeais chegaram a um consenso. O conclave começou na quarta-feira, dia 7, com uma primeira votação ao final da tarde. Esta quinta-feira houve duas votações de manhã e ao meio-dia saiu fumo negro da chaminé dando sinal de que ainda não havia sido escolhido o bispo de Roma.
Na primeira votação da tarde, saiu por fim fumo branco, antecipando o que muitos cardeais já tinham referido: este seria um conclave breve. As duas últimas votações - Bento XVI e Francisco (que morreu a 21 de abril) - também ficaram concluídas no segundo dia de reunião.
Entretanto, os cardeais com mais de 80 anos, que não votaram, juntaram-se na Praça de São Pedro, enquanto uma banda filarmónica toca os hinos de Itália e da Santa Sé. Ao mesmo tempo, a guarda suíça tomou posição na Praça de São Pedro, por baixo da varanda onde o novo papa se apresentou ao mundo.
Notícia atualizada às 18h37 com as primeiras palavras de Leão XIV.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.