Sábado – Pense por si

Príncipe William em visita surpresa à Polónia

Leonor Riso
Leonor Riso 22 de março de 2023 às 22:21
As mais lidas

Herdeiro do trono britânico encontrou-se com tropas polacas e britânicas, e esteve com refugiados da guerra.

O príncipe William fez uma visita surpresa à Polónia para agradecer às tropas britânicas e polacas envolvidas no apoio à Ucrânia durante a guerra. O herdeiro do trono britânico também se encontrou com refugiados.

William viajou até Rzeszow, no sudeste da Polónia. Esteve com o ministro da Defesa polaco, Mariusz Blaszczak.

"Estou aqui porque quero agradecer pessoalmente às tropas polacas e britânicas que trabalham numa parceria crucial e próxima", afirmou o príncipe, numa declaração dada aos media polacos. "Também quero prestar homenagem à humanidade inspiradora do povo polaco. Abriram os vossos corações tanto quanto abriram as vossas casas."

Segundo o seu porta-voz, a viagem de William está a decorrer sob apertada segurança, e acontece a seu pedido.

O príncipe de Gales irá ainda viajar até Varsóvia, para visitar um edifício de escritórios que foi convertido num centro para alojar 300 mulheres e crianças ucranianas que fugiram da guerra.

Na quinta-feira, 23, William deixará uma coroa de flores no Memorial ao Soldado Desconhecido de Varsóvia. Em 1996, os seus avós, a rainha Isabel II e o príncipe Filipe, também passaram por este local.

O príncipe de Gales irá ainda encontrar-se com Andrzej Duda, o presidente da Polónia. "Irei reiterar a relação profunda partilhada pelas nossas duas nações e reforçar o meu apoio e gratidão constantes ao povo polaco", garantiu William.

A visita será concluída num refeitório onde irá conhecer jovens refugiados ucranianos que se instalaram em Varsóvia.

Artigos Relacionados

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?