Sábado – Pense por si

Andrew Tate vai ficar detido mais um mês

Diogo Barreto
Diogo Barreto 22 de março de 2023 às 18:46
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Andrew Tate e o irmão Tristan permanecerão detidos até ao final de abril, enquanto as autoridades romenas investigam as suspeitas de tráfico humano.

A justiça da Roménia renovou, pela quarta vez, a extensão da detenção preventiva de Andrew Tate, a personalidade digital suspeita de gerir uma rede de tráfico humano. 

Redes Sociais / Twitter

O antigo lutador dekickboxestá detido desde dezembro numa prisão em Bucareste, a capital romena. Foi detido com o irmão, Tristan, e duas mulheres de origem romena por suspeitas de tráfico humano e de fazerem parte de uma organização criminosa. Até ao momento não foi deduzida qualquer acusação contra nenhum dos quatro detidos. 

Ramona Bolla, porta-voz da agência romena contra o crime organizado, disse, citada pela agência noticiosa Associated Pressque um juíz do tribunal central de Bucareste assinou o pedido feito pelos procuradores de manter os quatro suspeitos detidos enquanto decorria a investigação. A lei romena permite detenção durante 180 dias sem acusação formal. No final desta quarta extensão, terão passado 150 dias desde que Tate foi detido. A semana passada a defesa de Tate apresentou um pedido de libertação mediante o pagamento de uma fiança.

Tate, de 36 anos, tornou-se conhecido no mundo do kickbox, mas depois começou a criar uma base de seguidores nas redes sociais onde publicava vídeos com teor misógino. Só no Twitter tem mais de cinco milhões de seguidores e os seus vídeos são amplamente divulgados no TikTok pelos seus seguidores mais fiéis - na sua maioria, adolescentes. As suas posições misóginas valeram que fosse expulso de várias plataformas de redes sociais, mas as suas posições continuaram a ser espalhadas pelos seus seguidores.

O britânico que vive na Roménia desde 2017 negou as suspeitas que recaem sobre si e acusou os procuradores romenos de estarem a obedecer a ordens políticas que o querem calar. 

Em dezembro as autoridades romenas afirmaram que identificaram seis vítimas de tráfico humano que haviam sido "exploradas sexualmente".

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?