O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) revela à SÁBADO que ataque informático ao IPL trata-se de "um ataque de ransomware, variante AKIRA". Dados sensíveis estão em risco.
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) foi vítima de um ataque informático há mais de uma semana. Desde dia 2 de maio, o site está em baixo, vários sistemas estão inacessíveis e, segundo relatos de funcionários, não tem havido condições regulares de trabalho, desde fotocopiadoras sem funcionar até a plataformas de e-learning e sistemas de comunicações indisponíveis. ÀSÁBADO, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) revela que se trata de "um ataque de ransomware, variante AKIRA".
Cofina Media
"O Instituto Politécnico de Leiria foi vítima de um ataque de ransomware, variante AKIRA. O CERT.PT foi notificado pelo Instituto Politécnico de Leiria e encontra-se a recolher indicadores técnicos, em estreita articulação com a Polícia Judiciária", afirma fonte oficial do CNCS, sem adiantar em concreto qual a previsão para o sistema do IPL estar integralmente reposto. "Decorrem neste momento trabalhos de recuperação, que se espera estarem terminados em breve."
Qual o alcance do ataque? E que dados podem ter sido comprometidos? Apesar de o CNCS não ter revelado àSÁBADO, o grupo que reivindicou este ataque nadeep webalega ter "conteúdos sensíveis" de alunos e da própria instituição. "Vamos publicar a informação em nossa posse assim que a organização deixar de querer saber dela", lê-se ainda na mensagem. Sendo um ataqueransomware, significa que é um 'rapto' de dados: roubaram informação interna do IPL e ameaçam divulgá-la caso não paguem o resgate exigido.
A nova variante AKIRA foi lançada em março de 2023 — e tem tido como principais alvos empresas e organismos públicos. Desde universidades até consultoras, passando por firmas do setor financeiro e imobiliário, são ataques cirúrgicos para roubar informação sensível e exigir centenas de milhares de euros. Já atacaram mais de 16 instituições, tendo divulgado dados de pelo menos quatro das suas vítimas. Segundo os sites da especialidade, já divulgaram entre 5.9 GB e 259 GB só para uma empresa.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.