Sábado – Pense por si

Novo erro do MP na Operação Influencer: encontro na sede do PS nunca aconteceu

SÁBADO
SÁBADO 17 de novembro de 2023 às 08:46
As mais lidas

Despacho de indiciação refere uma reunião na sede do Largo do Rato, mas foi confusão motivada pela escuta em que um dos intervenientes refere estar a passar pelo local.

O Ministério Público (MP) cometeu um terceiro erro no despacho de indiciação da Operação Influencer, que culminou na demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro. Segundo o jornalExpresso, os procuradores referem-se a uma reunião na sede do PS, no Largo do Rato, em Lisboa, que nunca aconteceu. 

Pedro Ferreira

O encontro, que teria juntado Vítor Escária (o chefe de gabinete de António Costa), Diogo Lacerda Machado (o "melhor amigo" de Costa e consultor do Start Campus)e Afonso Salema (CEO do Start Campus), não ocorreu na sede do PS: contudo, numa escuta analisada, um dos intervenientes relata que está a passar à frente do local, o que levou ao engano. 

Contudo, Escária encontrou-se com Lacerda Machado e com Afonso Salema quatro vezes no seu gabinete no Palácio de São Bento.

Esta reunião é o terceiro erro a ser encontrado no despacho depois do relativo a uma portaria em que se atribuía um favorecimento do Start Campus a João Galamba que afinal nada tinha que ver com o assunto, e do relativo a um erro na transcrição que identificou António Costa (primeiro-ministro) em vez de António Costa e Silva (ministro da Economia). 

O jornal adianta ainda que o parágrafo acerca da investigação no Supremo Tribunal a António Costa foi escrito por Lucília Gago. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro