Sábado – Pense por si

Marcelo e o caso da secretária de Estado da Agricultura: "É uma limitação política"

O Presidente da República reagiu ao caso das contas conjuntas arrestadas de Carla Alves e do marido, o ex-autarca de Vinhais Américo Pereira.

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu ao caso da nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, que tem as contas conjuntas com o marido arrestadas devido a um processo em que o mesmo é acusado de corrupção. Segundo o Presidente da República (PR) o caso não levanta problemas de inconstitucionalidade, éticos ou jurídicos, mas "constituiu uma limitação".

"Do ponto de vista do direito não é arguida", começou por dizer o PR, para acrescentar: "Alguém que tem uma ligação familiar próxima com alguém acusado num processo de uma determinada natureza, à partida tem uma limitação política". Esclarecendo ainda: "É um problema de ónus político, uma realidade que constitui uma limitação política, à partida, para o exercício da função".

Sobre se a governante, que tomou posse ontem, se deve demitir, Marcelo refere que quem é nomeado para um cargo político deve fazer um auto-escrutínio e decidir se tem ou não condições para assumir o mandato.

O caso de Carla Alves foi revelado esta quinta-feira peloCorreio da Manhã. A secretária de Estado tem as contas arrestadas desde março. As autoridades arrestaram os saldos bancários por o casal ter apresentado discrepâncias entre os rendimentos declarados e os saldos apresentados.

Já esta quinta-feira,Américo Pereira veio a público garantir que a mulher não tinha nada a ver com este processoe que a sua defesa estava pronta. Adiantando ainda ter justificação para as discrepâncias suspeitas para a justiça.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres