O Presidente da República reagiu ao caso das contas conjuntas arrestadas de Carla Alves e do marido, o ex-autarca de Vinhais Américo Pereira.
Marcelo Rebelo de Sousa reagiu ao caso da nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, que tem as contas conjuntas com o marido arrestadas devido a um processo em que o mesmo é acusado de corrupção. Segundo o Presidente da República (PR) o caso não levanta problemas de inconstitucionalidade, éticos ou jurídicos, mas "constituiu uma limitação".
"Do ponto de vista do direito não é arguida", começou por dizer o PR, para acrescentar: "Alguém que tem uma ligação familiar próxima com alguém acusado num processo de uma determinada natureza, à partida tem uma limitação política". Esclarecendo ainda: "É um problema de ónus político, uma realidade que constitui uma limitação política, à partida, para o exercício da função".
Sobre se a governante, que tomou posse ontem, se deve demitir, Marcelo refere que quem é nomeado para um cargo político deve fazer um auto-escrutínio e decidir se tem ou não condições para assumir o mandato.
O caso de Carla Alves foi revelado esta quinta-feira peloCorreio da Manhã. A secretária de Estado tem as contas arrestadas desde março. As autoridades arrestaram os saldos bancários por o casal ter apresentado discrepâncias entre os rendimentos declarados e os saldos apresentados.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres