Sábado – Pense por si

Jihadista português em entrevista: “Se acabas a matar pessoas inocentes, isso não é bom”

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 27 de setembro de 2019 às 07:00

Em entrevista à agência curda ANF, Nero Saraiva, preso na Síria, relata o seu percurso mas não entra em detalhes sobre o que fez no Estado Islâmico nem se quer voltar a Portugal.

É o mais detalhado relato do percurso de Nero Saraiva na Síria – e contado pelo próprio. Em entrevista à agência curda ANF, o mais importante membro português do Estado Islâmico conta como chegou ao território em 2012, fala da relação com os outros jihadistas portugueses e outros terroristas, como Omar al Shishani (ex-líder-militar do grupo), descreve brevemente as suas funções e explica como foi ferido em Baghouz, o último reduto da organização terrorista, e como saiu de lá quando houve uma espécie de trégua entre jihadistas e a coligação internacional.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.