Sábado – Pense por si

Nero Saraiva envolvido em rapto de jornalista britânico

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 22 de março de 2016 às 07:30

A ficha do português indica que foi recrutado pelo terrorista que iniciou a onda de raptos na Síria em 2012. Para as autoridades, esse dado aumenta as suspeitas de que Nero terá participado no sequestro de John Cantlie

Nero Patricio Saraiva é há muito tido como o mais importante membro português do auto-proclamado Estado Islâmico (EI). O seu nome foi um dos primeiros mencionados pelas autoridades britânicas às congéneres portuguesas, ainda em 2012, na sequência da investigação ao primeiro sequestro do foto-jornalista John Cantlie, no Verão desse ano. Então, a presença do português entre o grupo que raptou Cantlie era dada como provável. Suspeitas que agora se tornaram mais concretas com a revelação de que o recrutador de Nero Saraiva foi Abu Mohammad al Absi, nome de guerra de Firas al Absi, o iniciador, juntamente com o irmão, da onda de sequestros de cidadãos ocidentais na Síria, incluindo John Cantlie e James Foley.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".