Nomeação já era falada, mas foi oficializada esta quinta-feira pelo Vaticano. Américo Aguiar será criado cardeal a 30 de setembro.
O Papa Francisco nomeou, esta quinta-feira, D. Américo Aguiar como bispo de Setúbal. O atual bispo auxiliar de Lisboa passa assim a ser o quatro bispo daquela diocese, depois de um ano e meio sem ninguém no cargo. O nomeado já reagiu garantindo que esta decisão de Francisco muito o "honra".
Bruno Colaço/Correio da Manhã
Américo Aguiar será ainda criado cardeal no próximo Consistório que se realiza a 30 de setembro, no Vaticano. Será o quarto cardeal eleitor português num futuro Conclave, juntando-se a D. Manuel Clemente, D. António Marto e D. José Tolentino de Mendonça.
Numamensagem divulgadapela diocese, Américo Aguiar conta que nasceu cardeal em Setúbal - "recebi o anúncio da nomeação num armazém da cidade sadina onde fazíamos a montagem dos kits?da JMJ [Jornada Mundial da Juventude]" -, "agora sou de Setúbal".
No mesmo texto assume ir para Setúbal "de coração aberto, com os medos normais de quem se sabe frágil porque humano, mas cheio da Esperança que vem de Deus, que nos leva mais longe, que nos faz superar dificuldades e tropeços, que nos faz acreditar que é possível construir um mundo mais justo, mais fraterno, mais transparente". Elogiando ainda a diocese como "uma imensa comunidade, cheia de homens e mulheres, de crianças e de jovens, todos diferentes, mas é igualmente uma comunidade cheia de sonhos e aspirações distintas, cheia de abundâncias e de carências. Conseguir chegar a todos, estar com todos e para todos é aquilo que o Papa Francisco me pede, é o que Deus espera deste vosso Bispo".
O bispo é, também, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia. Ocupando ainda os cargos de capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses; Provedor do Doente do Centro Hospitalar de São João, no Porto; membro da Plataforma dos Media Privados (PMP); e presidente da Assembleia Geral da Associação Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.