Sábado – Pense por si

O cardeal que quer chegar a todos

Susana Lúcio
Susana Lúcio 17 de dezembro de 2023 às 10:00

D. Américo Aguiar já é sócio do Vitória Futebol Clube e tem-se reunido com câmaras, partidos, hospitais e fábricas. A SÁBADO acompanhou-o durante três dias.

Assim que foi nomeado bispo de Setúbal, em setembro, D. Américo Aguiar fez as malas. A 26 de outubro, quando tomou posse, dormiu na cidade. “Nos escuteiros aprendi que devemos levar o essencial numa mochila, mas com os anos acumulamos tanta tralha!”, admite. Alguma está patente nas estantes do seu escritório, na Casa Episcopal de Setúbal, um antigo convento dominicano com vista para os ferries de Troia. Há fotos da família, com o Papa Francisco, uma grande cruz com o logótipo da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, da qual ainda é coordenador-geral, e mais abaixo um Dragão de Ouro do FC Porto, do qual é sócio desde 2015. Também há bonecos dos escuteiros da Disney, Huguinho, Zezinho e Luisinho. Adorava-os em criança e foi para a catequese porque só assim poderia inscrever-se nos escuteiros. “O D. Manuel Martins dizia: ‘ O Walt Disney foi a mão esquerda de Deus!”, conta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.