Sábado – Pense por si

Matosinhos gastou 9 mil euros para autarcas irem a Roma ver o cardeal 

Diogo Barreto
Diogo Barreto 22 de novembro de 2023 às 08:00

A Câmara de Matosinhos mandou quatro representantes para assistir à investidura de D. Américo Aguiar como cardeal. A autarca voltou no dia antes da cerimónia.

Américo Aguiar foi investido cardeal pelo Papa Francisco no final de setembro deste ano. A cerimónia decorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, tendo o líder da Igreja Católica oferecido a Aguiar um anel e um barrete que confirmavam a sua promoção. O sacerdote nascido em Leça do Balio, Matosinhos, em 1973, tornou-se assim aos 49 anos um dos mais jovens cardeais ao serviço da Igreja. E no público estavam três vereadores da sua terra natal que foram à capital italiana com a viagem paga pela autarquia. O custo da viagem ascendeu a mais de 9 mil euros. A Câmara Municipal não justifica o custo, afirmando apenas que foram cumpridas todas as regras de contratação pública.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.