A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS, CDS-PP e PCP. Chega, Bloco e PAN tinham propostas próprias e não votaram na do PS.
A proposta doPSque possibilita a contratação de 30 especialistas de polícia científica da Polícia Judiciária (PJ) foi hoje aprovada na especialidade doOrçamento do Estado para 2020, tendo as restantes iniciativas relativas à PJ sido chumbadas.
A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS, CDS-PP e PCP e a abstenção dos restantes partidos, durante o segundo dia de votação na especialidade do OE2020, pela Comissão de Orçamento e Finanças.
Em causa está uma iniciativa que prevê a abertura, durante o corrente ano, dos procedimentos concursais na Polícia Judiciária (PJ) para a contratação de 30 especialistas de polícia científica.
"Fica o Governo autorizado a alargar o universo de admissões do concurso que está em aberto, podendo para o efeito constituir uma reserva de recrutamento para o período de dois anos", refere a proposta do PS.
O reforço das admissões na PJ estava contemplado em propostas de alteração apresentadas pelo Bloco de Esquerda (BE), PCP, CDS-PP, PAN, Chega, mas nenhuma conseguiu reunir o número de votos favoráveis para passar, com o PS a votar contra todas.
A proposta do BE contemplava a abertura de concursos, em 2020, para a contratação de 100 inspetores, 50 peritos financeiros, 20 criminalistas e 25 seguranças.
Na do PCP, previa-se a contratação de 100 inspetores, 50 peritos financeiros, 30 criminalistas e 20 seguranças.
Já o CDS-PP previa um reforço de verbas até três milhões de euros, para admissão e formação de 100 inspetores.
O Chega apresentou duas propostas, uma para reforço dos elementos da polícia científica e da sua formação e outra para a contratação de 300 inspetores para a PJ.
Por seu lado, o PAN defendia a aprovação de um plano plurianual para 2020-2023 de admissões de 500 inspetores na Polícia Judiciária, com recrutamento de 125 já em 2020.
Contratação de 30 especialistas para a PJ aprovada
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
E se, apesar de, como se costuma dizer, nos ouvirem, monitorizarem movimentos, localização e comportamentos, esta aceleração forçada que nos faz andar depressa demais for, afinal, tão insustentável que acabe por (espero) ter efeito contrário?
O discurso do “combate à burocracia” pode ser perigoso se for entendido de forma acrítica, realista e inculta, ou seja, se dispensar os dados e evidências e assentar supostas verdades e credibilidades em mitos e estereótipos.
Campanhas dirigidas contra Mariana Mortágua mais não são do que inequívocos actos de misoginia e homofobia, e quem as difunde colabora com o que de mais cobarde, vil e ignóbil existe na sociedade portuguesa.