NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"Se houver vontade política da parte dos demais partidos, é seguramente possível" aprovar uma nova versão deste diploma nas votações.
OCDS-PPvai propor, na conferência de líderes de quarta-feira, que o parlamento ultrapasse o veto doPresidente da Repúblicaà lei do lóbi na sexta-feira, disse à Lusa fonte da direção da bancada centrista.
A conferência de líderes parlamentares tem agendada uma reunião para quarta-feira à tarde que tem na ordem de trabalhos a marcação da comissão permanente, órgão que substitui o plenário durante as férias parlamentares, mas outros assuntos poderão ser incluídos.
Segundo a mesma fonte da direção do grupo parlamentar, o CDS planeia propor que a lei vetada seja reapreciada até ao fim da última reunião plenária, agendada para sexta-feira, e que inclui uma "maratona" de votações de leis e outras propostas.
Logo no sábado, o líder parlamentar do CDS afirmou que o seu partido concorda com as questões que levaram o Presidente da República a vetar a lei do lóbi, e defendeu, desde logo, a reapreciação do diploma ainda esta semana.
"Se houver vontade política da parte dos demais partidos, é seguramente possível" aprovar uma nova versão deste diploma nas votações de sexta-feira, as últimas desta legislatura, disse Nuno Magalhães no sábado.
Regimentalmente, uma lei vetada só pode ser reapreciada a partir do 15.º dia após a receção da mensagem a acompanhar a sua devolução ao parlamento, o que atiraria esse debate para início de agosto, numa altura em que a Assembleia da República está encerrada para férias.
O impasse só poderia ser resolvido com um consenso entre os grupos parlamentares, permitindo ultrapassar o período de 15 dias e que os partidos fizessem propostas de alteração durante o dia de sexta-feira ou, cumprindo o regimento, a realização de um plenário durante as férias, no início de agosto, segundo deputados ouvidos pela Lusa.
Pelo menos PSD e PCP já mostraram reservas à solução de acelerar este processo legislativo.
Logo no sábado, o presidente do PSD, Rui Rio, manifestou reservas, sugerindo que a Assembleia da República a sair das legislativas de outubro altere a lei "com calma e ponderação", evitando-se fazê-lo em período de pré-campanha eleitoral.
Hoje, à Lusa, o presidente do grupo parlamentar do PCP, João Oliveira, considerou esse assunto arrumado nesta legislatura.
CDS-PP propõe que parlamento ultrapasse o veto à lei do lóbi até sexta-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato