O fundador do PSD, do Expresso e da SIC morreu na terça-feira, aos 88 anos.
"Defensor da democracia e da liberdade", "um homem de princípios" que "deixou o mundo melhor", são algumas das reações à notícia da morte de Francisco Pinto Balsemão. O líder da Imprensa morreu na terça-feira, segundo o grupo de media de causas naturais e rodeado pela família. Entretanto muitas figuras políticas e públicas prestaram a sua homenagem ao fundador do PSD e ex-primeiro-ministro.
Reações à morte de Francisco Pinto Balsemão, fundador do PSD, Expresso e SICDR
João Cotrim de Figueiredo: "Balsemão foi, ao longo de toda a sua vida, um cultor da liberdade"
O candidato presidencial e ex-líder da Iniciativa Liberal (IL) João Cotrim Figueiredo deixou no X a sua homenagem a Balsemão. "Francisco Pinto Balsemão foi, ao longo de toda a vida, um cultor da liberdade. A sua visão, a sua ousadia, a sua capacidade de correr riscos e de imaginar e construir um país mais livre e mais próspero inspiram-nos e constituem um legado que o decurso do tempo não vencerá", escreveu.
Deixou-nos hoje uma figura maior da nossa democracia. Mais do que fundador do PPD/PSD, primeiro-ministro ou precursor no setor dos media, Francisco Pinto Balsemão foi, ao longo de toda a vida, um cultor da liberdade.
O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu-se ao fundador do PPD/PSD como "um Amigo". "Tenho muito para dizer. E direi. Mas hoje fica só uma palavra: liberdade. Obrigado Francisco Balsemão. Liberdade!"
Carlos Moedas: "Partiu uma das minhas referências"
O presidente da Câmara de Lisboa escreveu que Balsemão era uma das suas "referências pessoais e políticas". "Foi, acima de tudo, um cidadão sempre comprometido com o país."
Partiu uma das minhas referências pessoais e políticas. Francisco Pinto Balsemão teve uma vida feita de superlativos: foi fundador da democracia portuguesa, foi Primeiro-Ministro, foi o grande pioneiro da transformação da comunicação social. Mas foi, acima de tudo, um cidadão… pic.twitter.com/XRRcbMpS9s
Daniel Oliveira: "Portugal perdeu o Homem, mas o legado de Francisco Pinto Balsemão perdura e será continuado"
O diretor de programas da SIC prestou a sua homenagem a Balsemão na rede social Instagram. Escreveu ter perdido "um amigo". "A SIC perdeu o fundador, mas o seu exemplo, a sua visão, o seu charme e humor serão lembrados."
Catarina Furtado: "Obrigada por tudo. Pessoalmente e profissionalmente"
A apresentadora da RTP, que passou pela estação de Paço de Arcos, também fez questão de homenagear o seu antigo patrão. Numa mensagem curta agradeceu "por tudo. Pessoalmente e profissionalmente."
Herman José: "Tanta vida, tanto mundo, tanta obra"
O humorista - que foi homenageado na última gala dos Globos de Ouro - deixou uma mensagem curta no Instagram e partilhou uma fotografia com o fundador da Impresa. "Francisco Pinto Balsemão 1937-2025 Tanta vida, tanto mundo, tanta obra", escreveu apenas.
Alexandra Leitão: "Uma das figuras da nossa democracia"
A socialista Alexandra Leitão escreveu no X que Balsemão foi "uma das figuras da nossa democracia". "Na política, como fundador do PSD, e no jornalismo, pela profunda dedicação à liberdade de imprensa e ao pluralismo."
Margarida Balseiro Lopes: "Deixou o mundo melhor"
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto considerou que o fundador do seu partido "deixou o mundo melhor". "A ele devemos - em especial - a defesa intransigente da liberdade de imprensa e - antes disso - o empenho na construção dos primeiros anos do Portugal democrático.
Francisco Pinto Balsemão deixou o mundo melhor. A ele devemos - em especial - a defesa intransigente da liberdade de imprensa e - antes disso - o empenho na construção dos primeiros anos do Portugal democrático. (1/2)
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?
O livro de João Miguel Tavares sobre a ascensão de Sócrates é uma justa homenagem a José António Cerejo e a uma forma de estar no jornalismo, decisiva para a democracia.