Tinha 88 anos e terá morrido de "causas naturais".
Morreu esta terça-feira, aos 88 anos, o fundador da SIC e do Expresso, Francisco Pinto Balsemão. Segundo a Impresa o ex-primeiro-ministro morreu de "causas naturais", tendo os seus "últimos momentos" sido "acompanhados pela família"
Morreu Francisco Pinto Balsemão, fundador da SIC e ExpressoJoão Cortesão
Nos últimos meses, Balsemão falhou a gala dos Globos de Ouro e deixou de ir às reuniões da Impresa devido ao seu estado de saúde bastante debilitado. No final de setembro, chegou até a passar algumas semanas internado.
A 1 de setembro, dia em que o advogado e jornalista comemorava os seus 88 anos de vida, foi condecorado pelas mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã-Cruz da Ordem de Camões.
Francisco Pinto Balsemão foi primeiro-ministro entre 1981 e 1983 e fundou o PPD (atual PSD), juntamente com Francisco Sá Carneiro e Joaquim Magalhães Mota, a 6 de maio de 1974. Antes de ter fundado o Expresso passou pelo Diário Popular. Em outubro de 1992 tornava-se, então, dono da SIC.
A notícia da morte de Pinto Balsemão foi avançada esta terça-feira pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante o Conselho Nacional do PSD, que ocorreu à porta fechada, e no qual foi ouvido um longo aplauso. Em declarações aos jornalistas, Montenegro lamentou esta perda, apelidou Balsemão de "fundador da Democracia" e anunciou que seria decretado um dia de luto nacional no dia das cerimónias fúnebres.
Já Marcelo Rebelo de Sousa, recordou o empresário como um "visionário, pioneiro" que lutou pela "afirmação da liberdade de expressão e de imprensa".
"Portugal nunca o esquecerá", escreveu o chefe de Estado numa nota publicada no site da Presidência da República ao referir-se ao antigo primeiro-ministro como "uma das personalidades mais marcantes dos últimos sessenta anos". "Desde os anos 70 do século passado até ao novo século, [foi] dos políticos portugueses com efectiva projecção externa, em particular na Europa e nos EUA".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Claro que, no limite, Seguro também podia promover qualquer coisa com os camaradas. Se for esse o caso, desaconselho o almoço e sugiro um pequeno-almoço. É mais rápido, mais barato – e não causa indigestão.
Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?