Sábado – Pense por si

Foi "um fundador da nossa Democracia", diz Montenegro sobre Pinto Balsemão

Fundador da SIC e do Expresso, morreu esta terça-feira aos 88 anos de "causas naturais".

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, lamentou esta terça-feira a e do Expresso, Francisco Pinto Balsemão, e anunciou que será decretado um dia de "luto nacional no dia em que se vão realizar as cerimónias fúnebres". No entanto, para já ainda não é conhecida a data da realização do funeral.

Montenegro lamenta a morte de Francisco Pinto Balsemão, fundador da SIC e do Expresso
Montenegro lamenta a morte de Francisco Pinto Balsemão, fundador da SIC e do Expresso LUSA

Em declarações aos jornalistas, o social-democrata disse que foi com "muita tristeza" que recebeu esta notícia "em primeira mão" e apelidou Balsemão de "fundador da nossa Democracia".

"É de facto uma notícia muito triste de alguém que foi sempre muito próximo, muito presente. Sempre com uma palavra amiga de apreciação, de análise, que em campanhas eleitorais nunca escondeu os seus pontos de vista", referiu.

O primeiro-ministro fez ainda referência ao estado de saúde já bastante debilitado de Francisco Balsemão e sublinhou: "Foi sempre um lutador." Lembrou também que a última vez que trocou impressões com o empresário foi "antes e depois" das eleições legislativas. "Talvez tenha sido pela altura do verão."

Montenegro aproveitou ainda para "transmitir uma palavra de muita solidariedade a toda a familia de Francisco Pinto Balsemão".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.