Vídeo divulgado na Internet mostra soldados de farda russa a matar dois soldados ucranianos que saíram de uma trincheira. Moscovo não reagiu às alegações.
O governo ucraniano acusou Moscovo de cometer um crime de guerra ao executar soldados que se queriam render. De acordo com a agência noticiosa Reuters, um vídeo a circular nas redes sociais parece mostrar vários soldados russos a matar dois militares ucranianos que saem de uma trincheira.
REUTERS/Sofiia Gatilova
O vídeo revela um soldado a sair com as mãos no ar e a deitar-se no chão. Um segundo soldado tropeça e também se deita. Os soldados russos parecem depois abrir fogo e o vídeo termina.
O gabinete da Procuradoria Geral da Ucrânia afirmou: "O vídeo mostra um grupo de pessoas com uniformes russos a disparar, à queima-roupa, dois soldados desarmados com a farda das Forças Armadas da Ucrânia que se estavam a render."
A Reuters não conseguiu verificar a autenticidade do vídeo, ou quando foi filmado. Moscovo ainda não reagiu às imagens.
A invasão da Ucrânia pela Rússia dura há 21 meses e regularmente, Kiev acusa Moscovo de cometer crimes de guerra. A Rússia nega.
Segundo a Ucrânia, o vídeo foi filmado em Pokrovsk, na região de Donetsk.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato