Sábado – Pense por si

Ucrânia acusa Rússia de executar soldados que se renderam

Vídeo divulgado na Internet mostra soldados de farda russa a matar dois soldados ucranianos que saíram de uma trincheira. Moscovo não reagiu às alegações.

O governo ucraniano acusou Moscovo de cometer um crime de guerra ao executar soldados que se queriam render. De acordo com a agência noticiosa Reuters, um vídeo a circular nas redes sociais parece mostrar vários soldados russos a matar dois militares ucranianos que saem de uma trincheira.

REUTERS/Sofiia Gatilova

O vídeo revela um soldado a sair com as mãos no ar e a deitar-se no chão. Um segundo soldado tropeça e também se deita. Os soldados russos parecem depois abrir fogo e o vídeo termina.

O gabinete da Procuradoria Geral da Ucrânia afirmou: "O vídeo mostra um grupo de pessoas com uniformes russos a disparar, à queima-roupa, dois soldados desarmados com a farda das Forças Armadas da Ucrânia que se estavam a render."

A Reuters não conseguiu verificar a autenticidade do vídeo, ou quando foi filmado. Moscovo ainda não reagiu às imagens.

A invasão da Ucrânia pela Rússia dura há 21 meses e regularmente, Kiev acusa Moscovo de cometer crimes de guerra. A Rússia nega.

Segundo a Ucrânia, o vídeo foi filmado em Pokrovsk, na região de Donetsk.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.