Sábado – Pense por si

Trump diz a Putin para acabar com guerra ou enfrentar tarifas e sanções

Jornal de Negócios 22 de janeiro de 2025 às 16:34
As mais lidas

O Presidente dos Estados Unidos escreveu na sua rede social Truth Social que Putin deve fechar um acordo que ponha fim ao conflito. Caso contrário, Washington irá impor "mais tarifas, impostos e sanções" aos produtos russos.

Dois dias após ter tomado posse, o Presidente dos EUA, Donald Trump, insta o seu homólogo russo a colocar um ponto final na guerra na Ucrânia.

Numa publicação na Truth Social, a sua rede social, Trump apela a Vladimir Putin que chegue a um acordo com Kiev e "páre esta guerra ridícula".

Na mensagem, o republicano começa por dizer que "não pretende prejudicar a Rússia", frisando que "adora o povo russo e que sempre teve uma boa relação" com Putin. Trump invoca ainda o facto da Rússia [então União Soviética] ter sido aliada dos EUA na II Guerra Mundial e que perdeu quase 60 milhões de vidas nesse conflito.

"Dito isto, vou fazer à Rússia, cuja economia está a colapsar, e ao Presidente Putin um grande favor. Cheguem a acordo e parem esta guerra ridícula. Apenas vai piorar", acrescenta.

Trump adverte que se um acordo não for alcançado em breve não terá outra opção que não seja "impor elevados impostos, tarifas e sanções em tudo o que seja vendido pela Rússia aos EUA".

"Vamos acabar com esta guerra, que nunca teria começado se eu fosse Presidente", frisa.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro