Sábado – Pense por si

Ao minuto

"Momento difícil" para as forças ucranianas

Cidade de Kharkiv foi palco de uma dura batalha entre as forças russas, que chegaram ao centro da cidade, e os ucranianos, mas ficou sob controlo de Kiev. Putin colocou forças de dissuasão nuclear em alerta máximo.

Artigos Relacionados
Ao Minuto Atualizado 28 fev 2022
28 fev 2022 28 de fevereiro de 2022 às 07:12

Bielorrússia renuncia ao estatuto de neutralidade nuclear

Os cidadãos bielorrussos votaram favoravelmente este domingo, em referendo, sobre alterações à Constituição que eliminam o compromisso do país como "território sem armas nucleares".

Acompanhe o que se passa na Ucrânia no novo libeblog da SÁBADO.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 23:55

Convocada assembleia geral da ONU especial. A primeira em 40 anos

É um momento raro: as Nações Unidas convocaram uma Assembleia Geral especial para discutir a invasão russa da Ucrânia. A medida foi aprovada no Conselho de Segurança da ONU.

A reunião está marcada para amanhã, segunda-feira, e vai juntar os 193 membros. Todos serão chamados a pronunciar-se sobre a ação militar da Rússia. Moscovo, aliás, opôs-se a esta reunião, no Conselho de Segurança.

Apesar disso, não consegui fazer valer o seu veto e a assembleia foi convocada sob uma lei especial. A resolução chamada "Unidos pela Paz" permite aos membros do Conselho de Segurança convocar uma sessão especial da Assembleia Geral se os cinco membros permanentes - Rússia, EUA, Reino Unido, França e China - não chegarem a acordo sobre como agirem juntos para manter a paz.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 23:47

"Momento difícil" para as forças ucranianas

O chefe do Exército ucraniano escreveu este domingo no Facebook que as forças ucranianas estão a enfrentar "um momento difícil". Admitindo que as forças russas "continuam a disparar em quase todas as direções".

As últimas informações apontam para que as forças russas tenham controlado a cidade de Berdyansk, uma cidade portuária, no sul do país. Mas este domingo de manjhã o exército ucraniano dava conta de uma vitória: ter conseguido manter o controlo da segunda cidade, Kharkiv.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 21:40

Companhia russa Aeroflot cancela voos para a Europa

A companhia aérea russa Aeroflot anunciou que vai cancelar os voos para destinos europeus. A decisão foi anunciada este domingo, depois de ter sido conhecida a interdição do espaço aéreo europeu a voos russos, como resposta à invasão da Ucrânia por parte da Rússia.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 21:24
Lusa

Novas sanções à Rússia "têm efeito imediato, nas próximas horas ou dias"

As novas sanções à Rússia, como a exclusão do sistema Swift e a interdição de companhias russas no espaço aéreo europeu "têm efeito imediato, com implementação nas próximas horas ou dias", disse este domingo o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

"As medidas relativas às interdições de transações com o banco central da Rússia, do afastamento da Rússia do sistema Swift e do banimento dos voos no espaço aéreo europeu são medidas que têm efeito imediato, com implementação nas próximas horas ou dias", disse à Lusa o ministro Augusto Santos Silva.

O governante falava no final da reunião, por videoconferência, dos ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia (UE), para decidir o reforço da ajuda militar às forças ucranianas face à invasão russa.

Augusto Santos Silva afirmou que a reunião do conselho dos MNE destinou-se a dar acordo político às propostas apresentadas pela Comissão Europeia e pelos altos representantes que "reforçam substancialmente as sanções contra a Rússia".

Em causa está a exclusão de vários bancos russos do sistema financeiro Swift, o fecho a companhias aéreas russas do espaço aéreo europeu e a interdição de atividades de difusão de órgãos de comunicação social "que fazem parte do aparelho de propaganda e desinformação da Rússia", disse o ministro.

A Rússia lançou na quinta-feira uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram cerca de 200 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de perto de 370 mil deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 21:00

Yaremchuk em lágrimas recebe braçadeira de capitão e é ovacionado na Luz

O jogador ucraniano Yaremchuk entrou em campo, no Estádio da Luz aos 62 minutos. Este acabaria por ser o momento alto do jogo, em que o Benfica venceu o Vitória de Guimarães por 3-0.

O avançado do Benfica recebeu a braçadeira de capitão por parte de Vertonghen, com os 39.846 espetadores presentes no Estádio da Luz a levantarem-se e aplaudirem o gesto, num sinal claro de apoio à Ucrânia, que na quinta-feira foi invadida pelo exército russo.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 20:03

União Europeia bane meios de comunicação russos

A União Europeia decidiu mais sanções à Rússia. Desta feita vai banir os meios de comunicação RT e Sputnik da Europa, por considerar que difundem propaganda pró-Putin.

Conheça todas as novas sanções da União Europeia à Rússia,aqui

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 19:57
autor Sandra Felgueiras, na Polónia

Ucranianos esperam há dias em filas para sair da Ucrânia

Medyka, na fronteira entre a Polónia e a Ucrância, é agora um campo de Refugiados improvisado. Apesar de grande organização polaca. A sensação térmica de -7 graus dificulta sobrevivência e há autocarros que tentam retirar os refugiados que chegam.

ASÁBADOencontrou em Medyka um casal que tem a família desde sexta numa fila de 20km para entrar na Polónia.

Uma outra família foi abrigada numa escola em Rava Ruska, uma pequena cidade ucraniana já muito próximo da fronteira com a Polónia, enquanto que o marido e pai das crianças está na fila para sair da Ucrânia. As crianças e a mãe foram alimentadas e estará abrigadas nesta escola.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 19:45

Quarto dia da Guerra na Ucrânia: Ponto da situação

O quarto dia da invasão russa à Ucrânia ficou marcado pela ordem de Vladimir Putin de colocar em alerta máximo as forças de dissuasão nuclear, o que motivou uma onde de condenação internacional.

Já a Ucrânia anunciou que conseguiu manter os russos fora das principais cidades.

Oficiais russos e ucranianos concordaram manter conversações, num local próximo da fronteira com a Bielorrússia.

A União Europeia e o Canadá fecharam o seu espaço aéreo a voos de companhias russas.

O Japão anunciou que se vai juntar à UE, EUA, Canadá e Reino Unido no bloqueio de alguns bancos russos ao sistema SWIFT. 

A BP anunciou que vai deixar de ser acionista da companhia petrolífera russa Rosneft. 

O fundo soberano da Noruega, o maior do mundo, vai vender os seus ativos russso, anunciou o primeiro-ministro.

A União Europeia anunciou mais sanções à Rússia e à Bielorrússia, aliado de Moscovo. Pela primeira vez na sua história, vai também financiar a compra de armas para a Ucrânia. 

O gigante de gás russo Gazprom (controlado pelo governo) anunciou que vai continuar a exportar gás normalmente para a Europa, via Ucrânia.

As forças militares russas cercaram a segunda maior cidade ucraniana: Kharkiv.

Durante a madrugada, a Rússia atacou várias infraestruturas de gás e petróleo na Ucrânia, o que causou diversas explosões.

Pelo menos 198 ucranianos, incluindo três crianças, foram mortos, segundo os dados do Ministério da Saúde da Ucrânia. As Nações Unidas apontam para, pelo menos, 64 civis mortos, entre 240 civis feridos.

A Ucrânia está a ficar sem oxigénio para os seus hospitais, anunciou a Organização Mundial da Saúde.

Desde quinta-feira, dia da invasão russa, mais de 400 mil pessoas já fugiram da Ucrânia para escapar à guerra. Há, neste momento, filas enormes para se sair da Ucrânia junto a várias fronteiras, nomeadamente da Polónia, onde a revista SÁBADO está a acompanhar a situação.

Mais de 6.000 pessoas já foram presas na Rússia por terem participado em manifestações anti-guerra.

A Ucrânia apresentou queixa contra a Rússia no Tribunal Penal Internacional por ter acusado falsamente Kiev de genocídio.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 18:57
Lusa

Petrolífera BP anuncia que vai abandonar a russa Rosneft

A petrolífera britânica BP anunciou este domingo que vai deixar a gigante russa Rosneft, na qual detém uma participação de 19,75%, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Num comunicado, citado pela agência France-Presse, o grupo petrolífero especificou que o diretor administrativo Bernard Looney demitiu-se do conselho de administração da Rosneft, "com efeito imediato", assim como outro diretor indicado pela BP.

"O ataque da Rússia à Ucrânia é um ato de agressão que tem consequências trágicas em toda a região", disse o presidente do conselho de administração da BP, Helge Lund.

Segundo o responsável, a "BP opera na Rússia há mais de 30 anos (...), mas esta ação militar representa uma mudança fundamental", levando "o conselho de administração da BP a concluir, após um processo minucioso, que o nosso envolvimento na Rosneft, uma empresa detida pelo estado, simplesmente não poderia continuar".

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 18:41

Presidente Zelensky agradece apoio de Portugal

O presidente ucraniano agradeceu o apoio de Portugal ao esforço de guerra contra a Rússia. No Twitter, Volodymyr Zelensky referiu ter falado com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a quem disse ter agradecido as medidas de interdição do espaço aéreo português a aviões russos e  o apoio à retirada da Rússia do sistema de pagamentos SWIFT. Zelensky disse ter agradecido ainda o material militar que será enviado por Portugal.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 17:55

Hospitais ucranianos podem ficar sem oxigénio

"A situação das reservas de oxigénio está a chegar a um ponto muito perigoso na Ucrânia. Há camiões que não conseguem transportar o oxigénio para hospitais de todo o país, incluindo para a capital, Kiev. A maioria dos hospitais pode ficar sem as suas reservas de oxigénio nas próximas 24 horas. Alguns já esgotaram. Isto coloca milhares de vidas em risco." É desta forma que o director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Henri P. Kluge, explicam o que se está a passar na Ucrânia.

Saiba mais aqui. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 17:41

Marcelo e Zelensky falaram ao telefone

Marcelo Rebelo de Sousa falou ao telefone com o presidente da Ucrânia, que lhe telefonou. "Foi abordada a atual situação na Ucrânia. O Presidente da República reiterou a condenação veemente de Portugal e o apoio solidário à corajosa resistência ucraniana. Apoio esse cuja concretização tem sido efetivada pelo Governo, nomeadamente através dos Ministérios competentes. Sublinhou igualmente o papel da excecional comunidade ucraniana em Portugal. Foi ainda referida a parceria no âmbito da política europeia de vizinhança da qual a Ucrânia é parte."

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 17:13

Rússia reconhece morte de soldados russos. Mas não diz quantos

O Ministério da Defesa russo reconheceu este domingo que morreram soldados russos durante a invasão da Ucrânia, e que também houve soldados feridos. Acrescentou que as perdas foram mais baixas que as sofridas pela Ucrânia sem especificar números, indicou a agência noticiosa Interfax. Também adiantou que as forças armadas atingiram 1.067 locais militares da Ucrânia. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 16:49

UE aprova mais sanções contra Rússia

A União Europeia decidiu, em bloco, que vai encerrar o espaço aéreo aos aviões das companhias russas, que vai procurar banir os media que sejam propriedade do estado russo no bloco europeu e atingir a Bielorrússia com sanções. O anúncio foi feito por Ursula von der Leyen este domingo. Acrescentou ainda que a UE vai, pela primeira vez, financiar a compra e entrega de armas e outro equipamento para a Ucrânia. 

Uma fonte afirmou à Reuters que a Comissão Europeia pretende usar €450 milhões de euros de fundos europeus para financiar a entrega de armas à Ucrânia. Mais €50 milhões serão para gastar em equipamento médico e de outra natureza. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 16:09

União Europeia precisa de se preparar para milhões de refugiados

A União Europeia precisa de se preparar para milhões de refugiados, alertou este domingo a comissária Ylva Johansson, responsável pelos Assuntos Internos. Segundo a comissária, pelo menos 300 mil refugiados já chegaram à União Europeia. "Penso que nos temos que preparar para milhões", afirmou, durante uma reunião dos ministros da Administração Interna para discutir a guerra na Ucrânia. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 16:01

Escutou-se o hino nacional durante a manifestação partidária

A carregar o vídeo ...
27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 15:58

Alexandre Poço, o líder da PSD, e Francisco Camacho, da JP, lado a lado, com Inês Sousa Real

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 15:57

“Está na hora de o Putin se ir embora” tornou-se um dos slogans da manifestação

A carregar o vídeo ...
27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 15:29

Portugal fecha espaço aéreo à Rússia

A decisão foi anunciada poelo Ministério dos Negócios Estrangeiros no Twitter.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 15:25

Aline de Beuvink e Miguel Costa Matos na manifestação

Aline de Beuvink é vice-presidente do PPM e tem raízes ucranianas; está ao lado de Miguel Costa Matos, líder da JS, numa manifestação que junta todo o espectro partidário, com exceção do PCP e do Chega (que não foi convidado).

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 15:24

José Ribeiro e Castro, do CDS, na manifestação junto à embaixada da Rússia

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 15:23

"Assassino, assassino": as palavras de ordem junto à embaixada

A carregar o vídeo ...
27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 15:19

Manifestação junta vários partidos na embaixada russa

O cartaz dos jovens do BE à entrada da manifestação junto à embaixada russa. A IL também tem uma presença visível, outros partidos estão mais discretos.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 14:34

Canadá, Espanha e Macedónia do Norte também fecharam espaços aéreos

Mais três países juntaram-se à lista dos espaços aéreos nos quais as aeronaves russas não podem entrar: Canadá, Espanha e Macedónia do Norte. Este domingo tem sido marcado pelas tomadas de posição de vários países contra a Rússia ao encerrar os espaços aéreos. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 13:59

Presidente ucraniano aceita negociações com Rússia

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 13:52

O que quis Putin dizer com as forças de dissuasão nuclear em alerta máximo?

Este domingo, Vladimir Putin revelou ao seu ministro da Defesa e ao chefe das Forças Armadas que tinha ordenado às forças de dissuasão nuclear russas que ficassem em alerta máximo. Numa declaração que foi emitida nas televisões, o presidente russo diz a Sergei Shoigu e a Valery Gerasimov que estas forças, cujo objetivo, de acordo com a NATO, é preservar a paz, prevenir a coação e deter a agressão com vista a evitar a destruição mútua de países através do recurso a armas nucleares, vão ficar sob um "alerta especial". 

Saiba mais aqui. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 13:33

As declarações de Putin

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 13:27

Putin quer forças de dissuasão nuclear em alerta máximo

Vladimir Putin ordenou ao comando militar da Rússia para colocar as forças de dissuasão nuclear em alerta máximo após declarações agressivas de países da NATO. A informação está a ser avançada pela agência noticiosa Reuters e foi dada ao vivo pela televisão russa. De acordo com o site oficial da NATO, o objetivo da dissuasão nuclear é o de preservar a paz, prevenir a coação e deter a agressão. "Os países ocidentais não são os únicos a tomar acções económicas pouco amistosas contra o nosso país, mas os líderes de países importantes da NATO estão a fazer declarações agressivas sobre o nosso país. Por isso ordeno que as forças de dissuasão nuclear da Rússia sejam colocadas num regime especial de dever", afirmou Putin, citado pelo jornal The Guardian.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 13:17

Noruega e França também fecharam espaços aéreos aos aviões russos

De acordo com a Reuters, são os dois últimos países a fechar o seu espaço aéreo. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 12:07

Soldados ucranianos que mandaram russos irem-se lixar podem estar vivos

Os treze soldados ucranianos que defendiam a Ilha das Serpentes e que rejeitaram a rendição perante a ameaça russa com "Navio russo, vão-se foder", podem estar vivos. De acordo com a Serviços Fronteiriços Ucranianos, há "uma crença forte" que os soldados que defenderam a ilha situada no Mar Negro a 300 quilómetros da Crimeia não tenham perdido a vida. 

Saiba mais aqui.  

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 12:06

Oligarcas russos estarão a fugir do país

Éum exercício que requer alguma dose de especulação, como o próprio autor do site Radar Spots deixa claro (porque um avião de um olicarca russo em movimento não significa que o seu dono esteja a viajar no mesmo), mas de facto está a ser detetada uma movimentação anormal das viagens destes aparelhos a partir de Moscovo desde que começou a invasão da Ucrânia. O site detetou várias viagens para a Europa, sendo que alguns desses aviões foram depois para os Estados Unidos.

Saiba mais aqui. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 11:46

Rússia ameaça russos com acusação de traição

O gabinete do procurador-geral da Rússia referiu que qualquer pessoa que dê assistência financeira ou de outra natureza a um país estrangeiro ou organização internacional com objetivos contra a segurança da Rússia pode ser acusado de traição, o que é punido com uma pena máxima de 20 anos. "Cada facto de providenciar assistência financeira ou outra... será legalmente avaliado", indica o comunicado. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 11:44

Itália e Países Baixos também fecharam os espaços aéreos à Rússia

Ao longo deste domingo, somam-se os países que proíbem as aeronaves russas de entrar nos seus espaços aéreos. Os últimos foram Itália e Países Baixos, mas a lista é bem mais longa e a União Europeia pondera atuar em bloco. Saiba mais aqui. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 11:38

Ucrânia diz que controla Kharkiv

A Ucrânia diz que controla Kharkiv, a segunda maior cidade do país onde esta manhã entraram as tropas russas. A informação foi avançada pelo governador regional Oleh Sinegubov, no Telegram. "O controlo de Kharkiv é totalmente nosso! As forças armadas, a polícia, e as forças territoriais de defesa estão a funcionar e a cidade está a ser limpa do inimigo", escreveu. 

Desde a noite de sábado que se vive a batalha pela cidade. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 11:34

Alemanha vai aumentar gastos com defesa

O chanceler alemão Olaf Scholz anunciou que o país vai aumentar os seus gastos com a defesa e aumentar a contribuição germânica para a segurança coletiva da Aliança Atlântica, sobretudo no flanco leste. Numa sessão de emergência está a decorrer no Parlamento alemão, Scholz disse que o orçamento militar germânico vai aumentar 100 mil milhões de euros. Isso significa que a Alemanha vai passar a gastar mais de 2% do Produto Interno Bruto em defesa, um patamar da NATO que o país falhava em cumprir, apesar da pressão dos Estados Unidos. De acordo com Olaf Shcolz, o mundo "entrou numa nova era" no seguimento da invasão russa da Ucrânia " e "não pode haver outra resposta à agressão de Putin".

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 11:29

Zelensky quer Rússia julgada no Tribunal Penal Internacional

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky avançou com uma ação legal contra a Rússia junto do Tribunal Penal Internacional em Haia, Bélgica, que aplica a lei internacional nas disputas entre estados e julga crimes de guerra. "A Rússia deve ser responsabilizada por manipular a noção de genocídio para justificar a agressão. Pedimos uma decisão urgente que ordene à Rússia que cesse as suas atividades militares agora e faça com que os julgamentos comecem na próxima semana", escreveu o presidente da Ucrânia no twitter. 

Saiba mais aqui. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 11:11

Ucrânia diz ter interceptado um míssil disparado da Bielorrússia

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros Ucraniano anunciou no Twitter que a Força Aérea intercetou um míssil de cruzeiro lançado contra Kiev, este domingo, a partir da Bielorrússia. Este anúncio foi feito horas depois de se saber que o presidente Volodomyr Zelensky recusou conversações de paz com a Rússia em Gomel, Bielorrússia, por considerar que o país não é terreno neutro.

A Bielorrússia, liderada por Alexander Lukashenko tem desempenhado um papel importante na invasão russa: além dos exercícios militares nas semanas que antecederam o conflito, foi também através da Bielorrússia que as tropas russas entraram em território ucraniano.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 11:05

Reino Unido deve apoiar voluntários internacionais na luta contra a Rússia, diz ministra

A Ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, disse que o governo britânico "deve apoiar" os cidadãos que decidirem viajar para a Ucrânia para combater ao lado das forças ucranianas contra o invasor russo. "Absolutamente, se é isso que elas quiserem fazer", afirmou. Estas declarações foram feitas no seguimento do apelo do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para que cidadãos de todo o mundo se juntem numa "legião estrangeira" em defesa da Ucrânia.

Estas declarações são também uma evolução em relação ao passado recente no Reino Unido: até agora as autoridades britânicas têm acusado e julgado os cidadãos que se deslocaram para o Médio Oriente para lutar contra o auto-proclamado Estado Islâmico ao lado das milícias curdas.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 11:01

ONU aumenta número de refugiados que saíram da Ucrânia: 368 mil

Duas horas depois de ter registado a fuga de 200 mil ucranianos do seu país devido à invasão russa, o Alto-Comissariado da ONU para os Refugiados aumentou esse valor para 368 mil "e continua a aumentar". 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 10:46

Banco Central russo apela à calma

Com receio de uma corrida aos depósitos, na sequência das novas sanções impostas pelos países ocidentais, o Banco Central Russo apelou à calma da população. Numa declaração emitida este domingo, as autoridades garantiram: "O Banco da Rússia tem os recursos e ferramentas necessárias para manter a estabilidade financeira e garantira a continuidade operacional do setor financeiro".

Este sábado, a União Europeia, os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá anunciaram o congelamento de bens do Banco Central da Rússia. Esta medida vai impedir a instituição de vender bens no estrangeiro para apoiar as organizações bancárias e empresas russas.

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 10:45

UE pondera fechar espaço aéreo à Rússia

Os últimos países a fechar o seu espaço aéreo à Rússia foram a Finlândia e a Bélgica, mas a UE em bloco pondera aplicar essa sanção.Saiba mais aqui. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 10:36

Governo ucraniano diz que já morreram 4.300 soldados russos

Hanna Malyar, a vice-ministra da Defesa, avançou que as forças russas perderam 4.300 soldados desde o início da invasão. Porém, não é possível verificar os números. Adianta que as tropas russas também ficaram sem 146 tanques, 27 aeronaves, e 26 helicópteros. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 09:44

Mais de 200 mil pessoas fugiram da Ucrânia

O Alto-Comissariado da ONU para os Refugiados revelou que mais de 200 mil pessoas fugiram da guerra na Ucrânia. Entraram em países vizinhos como a Polónia, Hungria, Moldávia, Eslováquia e Roménia. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 09:42

Putin castigado pela Federação de Judo

A Federação Internacional de Judo anunciou que vai suspender o presidente Vladimir Putin do cargo de presidente honorário. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 09:40

Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano apela a combatentes de outros países

"Estrangeiros dispostos a defender a Ucrânia e a ordem mundial como parte da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, convido-vos a contactarem as respetivas missões diplomáticas da Ucrânia nos vossos países", escreveu Dmytro Kuleba, ministro ucraniano, no Twitter. "Juntos derrotámos Hitler, e vamos derrotar Putin, também."

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 09:37

As primeiras horas em Kiev depois de uma noite de bombardeamentos "brutal"

A carregar o vídeo ...
27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 08:30

Putin volta a dizer que guerra é "operação especial"

Nas primeiras declarações públicas desde sexta-feira, o presidente russo Vladimir Putin voltou a referir-se à invasão russa da Ucrânia como "uma operação especial para providenciar assistência às repúblicas populares do Donbass". As curtas declarações foram dadas durante um discurso na televisão dirigido aos soldados no Dia das Forças Especiais. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 08:26

Zelensky acusa Rússia de genocídio

O presidente ucraniano defendeu este domingo que o mundo deveria retirar à Rússia o direito de voto no Conselho de Segurança da ONU. Recorde-se que a Rússia detém direito de veto no Conselho de Segurança. Volodymyr Zelensky sustenta ainda que as ações criminosas da Rússia contra a Ucrânia têm sinais de genocídio e que são escolhidas tácticas deliberadas para magoar as pessoas. O presidente ucraniano acredita também que os russos têm planos para atingir "ainda mais" as cidades ucranianas e que são movidos por "vingança".

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 08:21

Rússia na Bielorrússia para conversações, Zelensky rejeita: "São cúmplices"

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky rejeitou uma oferta russa para conversações de paz este domingo, na Bielorrússia. Recordou que Minsk é cúmplice na invasão russa da Ucrânia: várias tropas russas entraram no norte do seu país a partir do território bielorrusso. Porém, o presidente ucraniano deixou a porta aberta para negociações noutros locais. Tanto a Turquia como o Azerbaijão se propuseram albergar as negociações. 

O Kremlin referiu que a sua delegação estava pronta para se encontrar com os ucranianos na cidade bielorrussa de Gomel. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 08:15

Ao quarto dia de guerra, Kiev resiste

Esta noite em Kiev foi marcada por pesados bombardeamentos. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky descreveu a noite como "brutal", com ataques a infraestruturas civis e a até ambulâncias. Contudo, os avanços russos rumo à capital estão a ser travados. A Reuters testemunhou explosões e tiroteios ao longo da noite, com três estrondos após as sirenes de alerta de ataque aéreo terem soado. 

"Aguentámos e estamos a travar os ataques inimigos. A luta continua", afirmou o presidente da Ucrânia num vídeo publicado nas redes sociais. 

A Rússia está a avançar pelas vias terrestres, aéreas e marítimas. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 08:12

Estruturas de gás e petróleo atacadas pelos russos

As tropas russas atacaram o gasoduto em Kharkiv e depósitos de petróleo em Vasylkiv, espoletando grandes explosões. Os depósitos ficam a sudoeste de Kiev e os civis foram aconselhados a manter as janelas fechadas para evitar respirar o ar poluído. 

27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 08:06

Russos entram em Kharkiv

As tropas russas entraram esta noite em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, no nordeste do país. A informação foi confirmada pelo governador regional Oleh Sinegubov: "Os veículos ligeiros do inimigo russo entraram em Kharkiv, incluindo no centro da cidade. As forças armadas da Ucrânia estão a destruir o inimigo. Pedimos aos civis que não saiam à rua."

Em Kharkiv, os russos também explodiram uma conduta de gás natural. Porém, o tráfego de gás para a Europa vindo da Rússia via Ucrânia continua normal.