Sábado – Pense por si

O que se sabe sobre as conversações entre a Rússia e a Ucrânia?

Filipa Vaz Teixeira 27 de fevereiro de 2022 às 17:32

Num dia, Volodymyr Zelensky recusou e aceitou conversações com a Rússia na Bielorrússia. Diz não acreditar em grandes resultados, mas que os cidadãos ucranianos devem estar cientes de que tentou.

É esta segunda-feira que se vão realizar as conversações entre a Rússia e a Ucrânia, com vista à desescalada do conflito que existe entre os dois países espoletado pela invasão russa, na quinta-feira, 24. A data e a hora foram avançadas pelo vice-ministro ucraniano do Interior, Evgeny Yenin: vão começar de manhã e o local escolhido foi a fronteira entre a Ucrânia e a Bielorrússia junto ao rio Pripyat. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky concordou com as negociações, argumentando que os dois países vão reunir sem pré-condições. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.