Ucrânia: Mais de mil casas ficaram sem aquecimento após grande ataque noturno da Rússia
Kiev, Dnipropetrovsk, Kharkiv, Sumi e Odessa foram os alvos desta mais recente ofensiva aérea russa.
Kiev, Dnipropetrovsk, Kharkiv, Sumi e Odessa foram os alvos desta mais recente ofensiva aérea russa.
A Rússia continua a atacar diariamente a Ucrânia, causando vítimas civis e afetando, em particular, as infraestruturas energéticas.
Todo o território está em estado de alerta devido a ataques aéreos, com as autoridades militares da capital a alertar para a ameaça de drones e mísseis balísticos.
Kharkiv tem sido alvo de múltiplos ataques russos desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.
A Rússia também atingiu infraestruturas críticas na cidade ocidental de Lviv
Mísseis russos atingiram uma área residencial de Kharkiv, no leste da Ucrânia, ferindo pelo menos 19 pessoas, de acordo com o presidente Volodymyr Zelenskyy. O ataque causou danos em edifícios e infraestruturas na cidade.
Com a chegada do inverno, a ONU está particularmente preocupada com as condições meteorológicas e com a possibilidade de as pessoas ficarem presas em edifícios altos nas cidades.
O sesimbrense Mauro Pinheiro está a combater na Ucrânia há cerca de um ano. Integrado em forças de operações especiais, já esteve em teatros de guerra temíveis como Kharkiv, onde fugiu de drones e até foi dado como desaparecido. Esta é uma história de coragem portuguesa na última fronteira da Europa.
Várias escolas foram instaladas em estações de metro e bunkers subterrâneos para permitir que crianças continuem a estudar com segurança, apesar dos ataques russos frequentes. Cerca de 17.000 alunos regressaram às aulas nestas instalações protegidas, adaptadas para dar um mínimo de normalidade em tempo de guerra.
Ataque russo durante a noite matou seis pessoas e feriu mais de 10 na capital, Kiev, depois de terem sido atingidos vários prédios residenciais e infraestruturas energéticas da Ucrânia.
O ataque a Kharkiv causou incêndios em três edifícios residenciais.
Vladimir Putin alcançou o objectivo estratégico de dissociar a defesa europeia da intervenção militar norte-americana ambicionado pelos comunistas soviéticos.
Um ataque com drones russos na cidade ucraniana de Kharkiv, na madrugada desta quarta-feira, fez pelo menos 40 feridos.
Dez pessoas ficaram feridas, incluindo três crianças.
Um jardim de infância ficou destruído durante um ataque russo em larga escala contra a cidade ucraniana de Kharkiv, esta quarta-feira. Quarenta e oito crianças tiveram de ser retiradas para um abrigo. Segundo as autoridades, há registo de quatro feridos, dois em estado grave.
Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.