NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Presidente da Rússia fez uma rara visita perto da frente de combate. De acordo com o Kremlin, foi informado pelos comandantes acerca da situação no terreno.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, viajou até às regiões de Kherson e Lugansk, na Ucrânia, para se encontrar com os militares aí destacados, anunciou hoje o Kremlin.
"O comandante supremo das forças armadas da Federação Russa visitou o quartel-general do agrupamento militar +Dnieper+", na região de Kherson, disse o Kremlin em comunicado, sem especificar quando ocorreu a viagem. Fonte oficial indicou que o presidente russo marcou presença numa reunião do comando militar em Kherson e que visitou um quartel-general da guarda nacional em Lugansk.
Vladimir Putin terá ouvido relatos de comandantes das força aérea e dos soldados sediados em Dnieper, bem como de altas patentes que o atualizaram acerca das situações em Kherson e Zaporíjia. "É importante para mim ouvir a vossa opinião sobre como se está a desenvolver a situação, ouvir-vos, para trocar informação", afirmou Vladimir Putin.
Apesar de vários líderes ocidentais terem visitado Kiev para falar com Volodymyr Zelensky desde a invasão das forças russas, Putin sempre evitou as zonas da Ucrânia sob controlo russo. Mas em março, também visitou a Crimeia, que foi anexada em 2014, bem como a cidade de Mariupol.
O Kremlin quer que Kiev reconheça a anexação, em setembro passado, das províncias ucranianas de Kherson, Donetsk, Lugansk e Zaporijia. A Rússia controla parte dessas regiões.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."