Sábado – Pense por si

Papa Francisco teve alta do hospital. "Ainda estou vivo"

Francisco esteve três dias internado com uma bronquite. Amanhã vai participar na missa de Domingo de Ramos, no Vaticano.

O Papa Francisco teve alta hospitalar este sábado, depois de três dias internado para tratar uma bronquite. À saída do hospital disse aos jornalistas: "Tive medo, mas ainda estou vivo."

Francisco foi encaminhado para o hospital na quarta-feira, depois de ter sentido dificuldades em respirar. Segundo os médicos, acabou por responder bem a um conjunto de antibióticos.

Ao contrário do que aconteceu em 2021, quando foi operado ao colón, os jornalistas puderem acompanhar a saída do hospital e a chegada ao Vaticano de Francisco. Um sinal para mostrar a boa recuperação do Papa, de 86 anos, depois das primeiras informações oficiais terem sido de que tinha ido ao hospital realizar exames programados, o que se mostrou ser falso.

Na saída do hospital Gemelli, em Roma, Francisco falou com algumas pessoas que o esperavam e rezou com um casal que perdeu o filho durante a noite.

Também à chegada ao Vaticano, voltou a parar o carro, saiu por breves instantes e cumprimentou quem aí o aguardava. Disse aos jornalistas estar bem e acenou ao pequeno grupo que o saudava.

Amanhã vai participar nas celebrações do Domingo de Ramos, que marca o arranque das celebrações da Páscoa, mas não vai presidir à cerimónia. Essa tarefa será entregue ao decano do colégio cardinalício, Giovanni Battista Re.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.