Sábado – Pense por si

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

Ana Taborda
Ana Taborda 25 de novembro de 2025 às 23:00

Fez seis testamentos ao longo da vida, o primeiro quanto tinha 28 anos. No último e definitivo, que assinou em 2020, deixou a casa na Quinta da Marinha à mulher, a Impresa aos filhos e mais de 100 mil euros a várias pessoas - uma delas o motorista José Sousa, com quem trabalhou 33 anos.

Durante o velório de Francisco Pinto Balsemão, a família e os amigos mais próximos juntaram-se numa zona à parte do Mosteiro dos Jerónimos, o local onde centenas de pessoas se foram despedir do fundador da SIC e do Expresso. Sentado no meio deste pequeno grupo estava José Sousa, o motorista que durante 33 anos conduziu o antigo primeiro-ministro - sempre sem acidentes, garantiu o próprio em declarações à SIC, dois dias depois da morte do empresário. “O Dr. Balsemão para mim não é só um patrão, é um amigo”, disse sobre o homem que o contratou durante um almoço no Pabe, o restaurante de Lisboa onde José trabalhava.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?