Negociações que decorreram na Flórida contaram com poucos avanços.
Donald Trump lamentou que Volodymyr Zelensky não esteja preparado para assinar o acordo de paz 'desenhado' pelos Estados Unidos. O presidente norte-americano avança mesmo que o líder ucraniano nem o leu.
Donald Trump, o presidente dos Estados UnidosAP
As declarações Trump foram proferidas depois de as negociações que decorreram durante três dias, na Flórida, terem redundado em poucos avanços. Trump deu a entender que Zelensky está a impedir o sucesso das negociações.
"Estou um pouco desiludido por o presidente Zelensky ainda não ter lido a proposta, isto até há algumas horas. A sua equipa adorou, mas ele ainda não a leu”, explicou Trump aos jornalistas, antes de participar numa cerimónia no "Kennedy Center", onde foi homenageado um seleto grupo de artistas. “Acredito que a Rússia concorda com a proposta, mas não tenho a certeza se Zelensky a aceita. A sua equipa adorou. Mas ele ainda não está pronto”.
Os maiores pontos de discórdia deste plano, recorde-se, residiam na questão territorial - a Ucrânia teria de ceder a Crimeia, Luhansk e Donetsk à Rússia - e na segurança, como a limitação do número de efetivos no exército ucraniano a 'apenas' 600 mil militares e a 'proibição' de o país aderir à NATO.
Volodymyr Zelensky visita esta segunda-feira Keir Starmer, o primeiro-ministro britânico, em Downing Street, juntamente com importantes aliados, Emmanuel Macron, presidente francês, e Friedrich Merz, chanceler alemão, para discutir as negociações. O presidente ucraniano procura reunir apoio junto dos homólogos europeus.
Arriving at an award ceremony in Washington, Donald Trump said the Ukrainian president 'hasn't read' the peace proposal that 'Russia is okay with'.
The US president claims that Volodymyr Zelenskyy 'hasn't read' the peace proposal for Ukraine, despite 'his people loving it'. pic.twitter.com/XiKHzYvfNn
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Numa altura em que o mundo está cada vez mais competitivo, com produtos e serviços semelhantes, as características destes mesmos produtos ou serviços deixam de ter uma maior relevância na escolha do cliente. O que mais influencia a decisão do cliente é a pessoa que o vende.