O Partido Popular já reivindicou a vitória nas eleições. O PP volta a ser "a primeira força política" em Espanha e foi "o único partido" que melhorou os resultados em todos os círculos eleitorais, afirmou secretária-geral.
Os resultados preliminares das eleições em Espanha apontam para nenhum dos maiores partidos a conseguir maioria. De acordo com a agência noticiosa Reuters, com 50% dos votos contados, o PSOE está ligeiramente à frente com 131 lugares - mas o PP está logo atrás com 130 lugares.
Reuters
Estes resultados preliminares não refletem necessariamente os resultados finais por serem originários de pequenas cidades. As projeções deram o PP à frente, apesar de estar longe da maioria (175+1) no parlamento espanhol o que pode levá-lo a entrar em coligação com o Vox, de extrema-direita, para poder governar.
Os resultados preliminares dão 31 lugares ao Vox, de extrema-direita, e 30 ao Sumar, de extrema-esquerda.
O VOX tem 12,30% dos votos e o Sumar 11,87%.
As sondagens divulgadas pelas televisões após a votação apontavam para uma vitória do PP, que necessitaria de uma aliança com o VOX para conseguir a maioria absoluta (176 deputados).
A secretária-geral do Partido Popular espanhol (PP, direita) disse hoje que os populares ganharam as eleições legislativas deste domingo em Espanha e que o país manifestou de forma "clara" que quer um novo primeiro-ministro, Alberto Núñez Feijóo.
O PP volta a ser "a primeira força política" em Espanha e foi "o único partido" que melhorou os resultados em todos os círculos eleitorais, afirmou Cuca Gamarra, em Madrid, numa declaração pouco depois das 20:30 (19:30) para comentar a jornada eleitoral.
A 'número dois' do PP considerou que os espanhóis disseram de forma "clara e maioritária" que o líder dos populares, Alberto Núñez Feijóo, deve ser o próximo primeiro-ministro de Espanha e que o socialista Pedro Sánchez deve deixar a liderança do Governo.
Cuca Gamarra salientou que esta é a primeira vez em 27 anos que um primeiro-ministro espanhol recandidato ao cargo é derrotado numas eleições.
Questionada pela dimensão da vitória do PP e a possibilidade de uma coligação governamental com o partido de extrema-direita VOX, Cuca Gamarra invocou a necessidade de "prudência" antes de fazer mais comentários, por a contagem dos votos ter acabado de começar.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.