Sábado – Pense por si

Espanha vai a votos. A quem deve estar atento?

Os espanhóis escolhem este domingo, 23, quem é que vai liderar o próximo governo.

Nunca Espanha foi a votos tão tarde durante o verão. Este domingo, 23, escolhe-se quem vai liderar o próximo governo: e até agora, as sondagens mostram que tanto o Partido Popular como os socialistas do PSOE precisarão de se coligar com outros partidos. 

REUTERS/Juan Medina/File Photo

Pedro Sánchez chega às eleições após quatro anos de governo de esquerda, e poderá precisar do Sumar liderado por Yolanda Díaz para formar governo. Saiba quem é:

Yolanda Díaz não é a única que se pode revelar decisiva nestas eleições. Também Santiago Abascal, líder do Vox, pode ser instrumental para um governo a formar por Alberto Núñez Feijóo. 

Descubra ainda quem é o homem que lidera o PP e que desafia Pedro Sánchez: 

A campanha eleitoral foi marcada pelas medidas relacionadas com temas LGBT e de identidade de género e nacionalismo (como por exemplo, a forma como Sánchez perdoou líderes independentistas catalães) que aprofundaram as divisões entre os partidos. 

Perante uma eleição no verão, até sexta-feira votaram 2.6 milhões de pessoas via correio. 

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.