Sábado – Pense por si

Caso Khashoggi pode "alterar compromissos" geopolíticos do Médio Oriente

C.A.C. 16 de outubro de 2018 às 21:38

Relação entre EUA e Arábia Saudita pode sofrer um duro revés em consequência da praticamente confirmada morte do jornalista no consulado saudita. Filipe Pathé Duarte diz que caso pode ser usado como arma pelo controlo da hegemonia sunita, disputada por Ancara e Riade.

"Uma investigação completa, transparente e oportuna". Foi esta a promessa feita pela Arábia Saudita aos EUA numa reunião entre cúpulas governativas, em Riade, sobre o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi no passado dia 2 de Outubro, em Istambul, na Turquia. O secretário de estado norte-americano agradeceu ao rei saudita, Salman bin Abdelaziz, o "compromisso" assumido pela casa Saul sobre o processo que tem colocado Riade na "mira" da diplomacia internacional – e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, o homem que realmente governa a Casa de Saud.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres