
Cipriotas turcos vão às urnas escolher entre laços mais profundos com a Turquia ou com a UE
O Chipre foi dividido em 1974, quando a Turquia invadiu o país dias depois de os apoiantes da união com a Grécia terem organizado um golpe.
O Chipre foi dividido em 1974, quando a Turquia invadiu o país dias depois de os apoiantes da união com a Grécia terem organizado um golpe.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»
Imagens de videovigilância mostram o segurança a puxar a mulher no momento em que esta, distraída, ia atravessar a estrada em frente a um elétrico, esta terça-feira, na Turquia.
A primeira fase do plano de Trump está (quase) concluída, mas subsistem questões quanto aos próximos passos para a pacificação duradoura da região.
Nos últimos meses, Eslovénia, Espanha, Irlanda, Islândia e Países Baixos anunciaram que não vão participar na competição a realizar em Viena, em maio de 2026, caso Israel seja admitido como concorrente. Cessar fogo em Gaza pode mudar cenário.
A segunda fase vai abordar a reconstrução do enclave, bem como o desarmamento do Hamas e a governação da Faixa de Gaza.
A ofensiva israelita destruiu quase todas as infraestruturas de Gaza e provocou a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas.
O exército israelita alertou a população da Faixa de Gaza para que não se aproximassem das tropas de Israel ainda presentes no território e indicou que várias zonas do norte do território continuavam perigosas .
Também Paulo Rangel e Marcelo Rebelo de Sousa saudaram o acordo.
Bezalel Smotrich disse sentir "imensa alegria" com a libertação dos reféns mas manifestou "grande medo" sobre as "consequências de esvaziar as prisões e libertar a próxima geração de líderes terroristas, que farão todo o possível para continuar a derramar rios de sangue judeu".
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que a primeira fase do plano de paz para a Faixa de Gaza foi aceite pelo Hamas, que vai libertar os reféns, e por Israel, que deve retirar as forças para uma zona demarcada.
Trump anunciou na quarta-feira que Israel e o movimento islamita aceitaram a “primeira fase” do seu plano de paz.
"TODOS os reféns serão libertados em breve e Israel retirará as suas tropas para uma linha acordada", publicou Trump na rede Truth Social.
Reféns deverão ser libertados como parte do acordo.
As conversações terão como prioridade “o estabelecimento de um cessar-fogo, a troca de prisioneiros e a entrega de ajuda humanitária”, disseram fontes oficiais turcas.
Greta Thunberg terá sido arrastada pelos cabelos e espancada. Os restantes ativistas relatam falta de comida e bebida, com alguns a adiantarem que tentaram beber água da sanita.