Sábado – Pense por si

Berlim, Moscovo, Kiev e Paris discutem paz na Ucrânia

Os confrontos no leste da Ucrânia prolongam-se há mais de três anos, entre rebeldes pró-russos e Kiev

O Governo alemão informou hoje que os líderes da Alemanha, Rússia, Ucrânia e França renovaram o compromisso na aplicação de um acordo de paz para o leste da Ucrânia, em guerra há mais de três anos.

O gabinete da chanceler Angela Merkel disse que a líder alemã falou ao telefone, na segunda-feira à noite, com os Presidentes russo, Vladimir Putin, ucraniano, Petro Poroshenko, e francês, François Hollande.

Um acordo de paz negociado em 2015 pela França e Alemanha ajudou a reduzir os combates, mas a violência continuou e as tentativas de chegar a um acordo político falharam.

Os quatro líderes sublinharam o compromisso na aplicação dos "aspectos do acordo relacionados com segurança e política", frisaram a importância de respeitar o cessar-fogo e instaram ao progresso na troca de prisioneiros, indicou o comunicado do Governo alemão.

Os confrontos no leste da Ucrânia prolongam-se há mais de três anos, entre rebeldes pró-russos e Kiev.

A guerra fez mais de 10 mil mortos, desde Abril de 2014, um mês após a anexação da Crimeia por Moscovo.

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?