
Polónia restringe tráfego aéreo na sua fronteira leste
Na quarta-feira o primeiro-ministro polaco reportou 19 violações do seu espaço aéreo durante a madrugada.
Na quarta-feira o primeiro-ministro polaco reportou 19 violações do seu espaço aéreo durante a madrugada.
Um possível encontro entre os dois beligerantes foi algo defendido por Trump, que se reuniu com Putin no Alasca e com Zelensky e vários líderes europeus na Casa Branca, em Washington.
No final da noite de segunda-feira apesar do ar satisfeito dos envolvidos, não houve verdadeiros avanços. Quer em relação à segurança da Ucrânia quer com vista a um acordo de paz.
Trump escreveu na sua rede social que telefonou a Putin e iniciou “os preparativos para uma reunião, em local a determinar”, entre os chefes de Estado russo e ucraniano.
Declarações surgem num momento em que Trump e Zelensky estão reunidos com os líderes europeus. Após este encontro, o presidente dos EUA ligará a Putin.
Líderes europeus estão esta segunda-feira em Washington para demonstrarem apoio a Kiev.
Von der Leyen defendeu que "as fronteiras internacionais não podem ser alteradas pela força".
A reunião de Trump e Zelensky foi anunciada depois de o presidente dos Estados Unidos ter recido Vladimir Putin.
Presidente francês afirmou que os EUA vão "lutar" por um encontro entre Trump, Zelensky e Putin.
Encontro ocorre esta quarta-feira.
Donald Trump e o homólogo russo, Vladimir Putin, vão discutir a guerra na Ucrânia na sexta-feira, o chefe de Estado ucraniano não foi convidado para a reunião.
Telavive controla já cerca de 75% de Gaza e a Cidade de Gaza tem servido de refúgio para grande parte da população.
Segundo a porta-voz da presidência norte-americana, Karoline Leavitt, "os russos manifestaram o desejo de se reunir" com o Presidente norte-americano.
A situação de emergência alimentar está a multiplicar os casos de fome e há organizações internacionais a alertar que o pior ainda pode estar para vir. Israelitas negam que faltem alimentos e acusam o Hamas de manipular as imagens que chegam do território, mas impedem a entrada de jornalistas.
Starmer tem agendada para hoje uma conversa telefónica com Macron e com o chanceler alemão, Friedrich Merz, para abordar a grave crise humanitária na Faixa de Gaza e tentar desbloquear uma ajuda humanitária que está a ser gerida por Israel sob fortes críticas de organizações internacionais.
O símbolo de uma gerontocracia? No mês em que 2,3 milhões de reformados recebem outro bónus haverá milhares de alunos sem professores no regresso às aulas.