Mais de 20 pessoas morreram num ataque a Beit Layiha, no norte de Gaza. Ali Khamenei e Benjamin Netanyahu já se pronunciaram sobre os ataques aéreos de Israel ao Irão.
Um camião colidiu este domingo contra uma estação de autocarros em Ramat Hasharon, perto de Tel Aviv, Israel. De acordo com a Associated Press, 35 pessoas ficaram feridas, seis com gravidade.
AP Photo/Oded Balilty
A polícia israelita descreveu o sucedido como um ataque e disse que o autor era um cidadão árabe de Israel. A colisão ocorreu junto à sede da Mossad, a agência de espionagem de Israel.
Também este domingo pelo menos 22 pessoas morreram em ataques israelitas ao norte de Gaza, onde a situação humanitária já é desastrosa, de acordo com as associações no local. Também segundo a Associated Press, o Ministério da Saúde de Gaza controlado pelo grupo terrorista Hamas indica que onze mulheres e duas crianças estão entre os 22 mortos, que atingiu casas e edifícios em Beit Lahiya. Israel diz que atingiu militantes do Hamas. Segundo os nomes divulgados pelas autoridades palestinianas, as vítimas pertencem na maioria a três famílias.
A Cruz Vermelha alerta que a população civil na zona se encontra em circunstâncias horríveis, devido às ordens de evacuação e às restrições à entrada de bens essenciais. "Muitos civis não se podem movimentar, estão encurralados pelos combates, destruição ou limitações físicas e agora não conseguem aceder a cuidados médicos básicos", considera a organização.
Ali Khamenei: resposta do Irão a Israel está a ser estudada. Netanyahu fala em objetivos cumpridos
O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, reagiu aos ataques israelitas a alvos militares no Irão garantindo que "não devem ser exagerados nem minimizados".
Não pediu retaliação, mas disse que "cabe às autoridades determinar como exercer o poder e vontade do povo iraniano no regime israelita e tomar ações que sirvam os interesses desta nação e deste país".
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, assumiu que os ataques "danificaram gravemente" o Irão e atingiram todos os objetivos de Israel. "A força aérea atingiu todo o Irão. Nós danificámos severamente as capacidades de defesa do Irão e a sua capacidade de produzir mísseis dirigidos a nós", garantiu.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.