Ficará para a história como uma das figuras públicas mais emblemáticas e influentes do nosso tempo, mas já não entre as mais consensuais. Inicialmente conhecido como o jovem e astuto empreendor por trás do PayPal e visionário responsável pelo sucesso da Tesla, SpaceX e HyperLoop, Elon Musk viu a sua trajetória crescentemente embrenhada em polémica na última década, devido à manifestação de opiniões discriminatórias e controversas, à muito mediatizada relação com a cantora Grimes e ao atribulado processo de compra da rede social Twitter, entretanto rebatizada de X.
Este percurso deu uma guinada substancial, no entanto, no ano passado, com a sua aproximação ao presidente Donald Trump e ao ideário e iconografia da extrema-direita. Tornou-se no maior doador das eleições norte-americanas de 2024 e foi entretanto nomeado admnistrador do Departamento de Eficiência Governativa da administração Trump, responsável por cortar custos públicos - uma movimentação que faz dele herói da nação ou cúmulo da vilania, dependendo do posicionamento político de cada um.
A conclusão desta fase política da sua história ficará ainda por escrever e documentar, mas já existem registos que nos ajudam a traçar o seu caminho até aqui - e, quem sabe, explicar os motivos de uma mudança tão drástica de atitude. Estes são os mais significativos documentários até agora feitos sobre Elon Musk.
Elon Musk: The Real Life Iron Man (2008)
Em 2008, com o sucesso do primeiro filme do universo cinemático Marvel, O Homem de Ferro, Robert Downey Jr. revelou que se tinha inspirado na figura de Elon Musk para a sua interpretação do milionário, inventor e bon-vivant Tony Stark (no segundo filme, Musk viria a fazer uma participação especial).
Realizado por Sonia Anderson, este The Real Life Iron Man baseia-se em entrevistas com jornalistas, professores e ex-colegas de Musk, bem como em declarações públicas do próprio para relatar o seu percurso até ali, tocando em pontos como a sua infância, ética profissional, filantropia e conturbada vida pessoal. Está disponível a assinantes da AppleTV, bem como no YouTube (sem legendas).
Elon Musk: The Real Life Iron Man (2018)
The Elon Musk Show (2022)
Ainda que lhe escape os mais recentes anos da vida de Musk, esta série documental poderá ser a mais detalhada de todos os relatos da vida do empresário: dividida em três episódios de uma hora cada um, esta série da estação e produtora britânica BBC foca-se em figuras próximas do empreendedor - família e amigos, mas também competidores e detratores - para contar a sua história, de uma maneira menos linear e enciclopédica, e, por isso mesmo, mais dinâmica e pessoal.
A página de reprodução oficial da BBC está restrita ao território do Reino Unido, mas, tal como no documentário anterior, a série está disponível na íntegra no YouTube.
The Elon Musk Show (2022)
De Volta ao Espaço (2022)
Há outros filmes dedicados ao assunto, como Mars: Inside SpaceX (2018), mas este é o mais recente a incidir especificamente sobre a missão de vida de Musk - colonizar Marte.
Realizado por Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi (vencedores do Óscar de Melhor Documentário em 2019 por Free Solo) e produzido pela Netflix, o filme acompanha o progresso da SpaceX do Falcon 1, o seu primeiro propulsor, até ao primeiro lançamento bem-sucedido do Dragon 2, o primeiro veículo de passageiros reutilizável da empresa.
Nem todas as apreciações foram positivas, com algumas publicações a apelidar o documentário de "publicidade à SpaceX", mas não deixa de providenciar um ponto de vista único sobre um tema próximo do coração do empresário. Está disponível para streaming na Netflix.
De Volta ao Espaço (2022)
Elon Musk: To the Limit (2023)
Se a sua fórmula de recorte de entrevistas e depoimentos de Musk já foi reproduzida em outros títulos acima, To the Limit distingue-se por ser uma versão comprimida - de apenas 48 minutos - e mais atualizada do percurso de Musk, incluindo alguns dos capítulos mais recentes da sua história: a compra do Twitter/X e a sua afirmação como homem mais rico do mundo. Está disponível para streaming na AppleTV, e na íntegra no YouTube.
Elon Musk: To the Limit (2023)
Musk (2025)
Ainda sem data de lançamento definida, há alguns motivos pelos quais valerá a pena estar atento a este filme, que será distribuído pela HBO. Em produção desde pelo menos 2022, é realizado pelo aclamado documentarista Alex Gibney, autor de filmes premiados e cáusticos sobre Vladimir Putin (Citizen K, 2019), a Cientologia (Going Clear, 2015), a Wikileaks (We Steal Secrets, 2013), escândalos sexuais na Igreja Católica (Mea Maxima Culpa, 2012) e abusos americanos durante a Guerra do Afeganistão (Taxi to the Dark Side, 2007) - este último, valeu-lhe o Óscar de Melhor Documentário.
Musk, que não participou na produção, disse no Twitter que o filme será provavelmente uma "hit piece" (difamatório ou utilizado para denegrir a sua imagem), ao que Gibney perguntou: "Como saberias isso?". Descrito como "um retrato definitivo, nu e cru" do empresário, o filme será, provavelmente, o primeiro a incluir a fase política de Musk.