Sábado – Pense por si

Quem é Shivon Zilis? A misteriosa mulher de Elon Musk

É especialista em IA e executiva numa das empresas do magnata da tecnologia. Tem três filhos com Musk, concebidos por inseminação artificial, mas a relação deles não existe...

Além da polémicasaudação nazi, Elon Musk tem sido notícia por ter aparecido com uma "companhia misteriosa" no jantar de pré-tomada de posse de Donald Trump, no National Building Museum, em Washington. A mulher é Shivon Zilis, uma canadiana de 38 anos, de olhos grandes e azuis, executiva na Neuralink (uma das empresas do excêntrico magnata da tecnologia) e mãe dos seus três filhos mais novos. Numa das fotografias, que se tornou viral, Zilis é vista ao lado de Musk, num grupo de convidados notáveis como Jeff Bezos e a sua noiva Lauren Sanchez ou Ivanka Trump e o marido, Jared Kushner.

AP Photo/Evan Vucci

Esta foi a primeira vez que o casal se mostrou em público e todas as atenções se voltaram para ela. Mas a relação de Shivon Zilis com o empresário norte-americano, de 53 anos – que é o homem mais rico do mundo, com uma fortuna superior a 400 mil milhões de dólares (417 mil milhões de euros) – é muito pouco clara, para não dizer bizarra. Embora tenham pelo menos três filhos, gerados por fertilização in vitro, não mantêm uma ligação íntima. Em novembro de 2021, Musk e Zilis foram pais dos gémeos Strider e Azure, mas os nascimentos dos bebés só foram tornados públicos ao fim de oito meses. No mesmo ano, o fundador da Tesla e da Space X foi pai de mais uma criança de outra mãe: a cantora Grimes. Em meados de 2024, o CEO da tecnologia – que quer ter um milhão de pessoas a habitar o planeta Marte dentro de 30 anos – confirmou ao Page Six que ele e Zilis tinham tido um terceiro filho, no início do ano, mas não revelou o nome, nem o género.

Doze filhos de três mulheres

Na biografia autorizada do polémico milionário, escrita pelo jornalista Walter Isaacson e lançada em 2023, Shivon Zilis contou que planeava usar um dador anónimo de esperma quando Musk lhe sugeriu que poderia ser ele próprio: "Ele quer que as pessoas inteligentes tenham filhos e encorajou-me a fazer isso. Não consigo pensar em genes melhores que os dele para os meus filhos". Fiel à sua intenção de "repovoar" a Terra, Elon Musk – que assume o Departamento de Eficiência Governamental, a fim de aconselhar o presidente dos Estados Unidos como cortar gastos públicos – tem 12 filhos de três mulheres diferentes.

"Uma taxa de natalidade em colapso é, de longe, o maior perigo que a civilização enfrenta", escreveu Musk no X. O seu primogénito, Nevada, nascido em 2002, foi vítima de morte súbita apenas com 10 semanas. A criança era fruto da sua relação com Justine Wilson, com quem esteve casado entre 2000 e 2008. Da união, nasceram ainda os gémeos Griffin e Vivian, e os trigémeos Kai, Saxon e Damian. Com a cantora canadiana Grimes, o dono da Tesla tem mais três filhos – X Æ A-12, Exa Dark Sideræl e Techno Mechanicus – um nasceu de forma natural, os últimos dois foram gerados por barriga de aluguer. Musk e Grimes estão envolvidos numa batalha judicial pela custódia das crianças. Os três herdeiros mais novos do magnata são de Shivon.

Fanática por videojogos de ação

Filha de Sharda, uma indiana da etnia punjabi, e Richard, um canadiano caucasiano, Shivon Zilis nasceu a 8 de fevereiro de 1986 e cresceu em Ontário, no Canadá. Em 2008, licenciou-se em economia e filosofia, na Universidade de Yale, nos EUA, onde integrou a equipa de hóquei no gelo e tentou entrar para o grupo da esgrima. Também praticou outras modalidades, como surf, slide ou escalada no gelo e, tal como Musk, é fanática por videojogos de ação. Interessada pela Inteligência Artificial desde a adolescência, começou a sua carreira na IBM, em Nova Iorque, trabalhando na área da tecnologia financeira nos países em desenvolvimento, como o Peru e a Indonésia.

Em 2016, Shivon envolveu-se nos negócios de Elon Musk. Primeiro, entrou na OpenAI, empresa que criou o ChatGPT, permanecendo no conselho de administração até 2023. De 2017 a 2019, também trabalhou na Tesla, tendo participado no desenvolvimento do piloto automático da marca e dos designs de chips, e atualmente é diretora de operações e de projetos especiais na Neuralink, empresa de microchips para serem implantados no cérebro, e reporta diretamente a Elon Musk.

Defensora de Musk no X

Quando começou a ser um alvo dos media, Zilis limitou o seu perfil no Instagram apenas a amigos e saiu do LinkedIn. O X, onde tem mais de 143 mil seguidores, é a única rede social que utiliza regularmente. Pelo que publica, percebe-se que idolatra o pai dos filhos e defende-o contra todas as críticas. "Ninguém é perfeito, mas nunca conheci alguém que passasse por tantos sacrifícios para lutar por um futuro inspirador para a Humanidade e tem-no feito incansavelmente há décadas", escreveu. Em maio do ano passado, revelou um vídeo de Musk a mostrar ao pequeno Strider as instalações da Tesla. A criança aparece pela mão do pai, que lhe pergunta o que está escrito na fachada do edifício e o miúdo responde: Tesla.

Um perfil sobre Elon Musk, publicado no New York Times, em 2024, revelava que ele havia construído um "complexo familiar", no Texas, que lhe terá custado €35 milhões, para todos os seus filhos e duas das suas mães viverem. Zilis ter-se-á mudado para uma das casas do complexo com as três crianças.

Artigos Relacionados

As histórias de Balsemão

Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.