Sábado – Pense por si

Wang Chuanfu: O homem que faz sombra a Elon Musk

Lucília Galha
Lucília Galha 14 de janeiro de 2024 às 18:00

Transformou uma pequena empresa financiada com o empréstimo de um amigo, num dos principais fabricantes de carros elétricos. Acreditava tanto no futuro do negócio que bebeu líquido de uma das suas baterias para convencer os investidores.

Investir numa pequena e ainda desconhecida empresa de baterias chinesa parecia uma ideia arriscada. Até para o arrojado Warren Buffett, mas o investidor americano decidiu dar o benefício da dúvida ao seu amigo e parceiro de longa data, Charlie Munger. Sobretudo porque ficou intrigado com a forma como ele descreveu o homem por trás da empresa em causa, Wang Chuanfu: “É uma espécie de combinação entre Thomas Edison e Jack Welch: é como o primeiro a resolver problemas técnicos, e como o segundo a conseguir aquilo a que se propõe. Nunca vi nada igual.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.