Raquel Lito
Raquel Lito

Comecei a gostar de histórias contadas pela minha avó. Num remoto Carnaval dos anos 80, quando aprendi a ler e escrever, decidi mascarar-me de ardina. Na 4.ª classe fiz a minha primeira incursão em entrevista, recorrendo a um velho gravador-tijolo. O entrevistado era o melhor aluno da turma; o tema, o Pai Natal ou, como ele dizia, "a mistificação de São Nicolau". Sou ainda do tempo dos telexes e, nos primeiros estágios, andei a distribuí-los em redações. Entre 1996 e 2000 passei por várias: blico, Lusa, Diário Económico e Semanário. Fixei-me durante cinco anos no tabloide 24 horas, até chegar à SÁBADO onde trabalho desde janeiro de 2005 na secção de Sociedade. Pelo meio lancei dois livros: Terceiro Sexo e, em coautoria com Inês Bastos, a biografia do juiz Carlos Alexandre. Mas do que mais gosto é de andar na rua em reportagem.

Paulo Machado, demógrafo: 'Deixámos de renovar gerações há 40 anos'
25 de janeiroRaquel Lito

Paulo Machado, demógrafo: "Deixámos de renovar gerações há 40 anos"

A nossa economia está comprometida, diz o presidente da Associação Portuguesa de Demografia. Culpa da baixa natalidade: o número de filhos por mulher em idade fértil é insuficiente para rejuvenescer a população. Em contraponto, aumentam centenários, que serão mais de 10 mil em 2050.

Assim começa o regresso às aulas: coxo
10 de janeiroRaquel Lito

Assim começa o regresso às aulas: coxo

Faltam professores, o plano de recuperação das aprendizagens fica atrasado, assim como a chegada dos 600 mil computadores. E os alunos desesperam.

Sérgio Alxeredo: o mestre das caras por encomenda
25 de dezembro de 2021Raquel Lito

Sérgio Alxeredo: o mestre das caras por encomenda

Faz calvícies com toucas apertadas, rugas a partir de películas, sobrancelhas com cabelos naturais – e os famosos retratados aplaudem. Nos bastidores é uma referência na arte de caracterizar.

A SÁBADO é todos os dias
22 de dezembro de 2021Raquel Lito

A SÁBADO é todos os dias

A verdadeira mãe de Jesus, corrida aos testes, uma investigação empatada e a análise ao congresso de Rui Rio – a não perder na sua SÁBADO online.

Eram bairros de lata e agora são chiques
21 de dezembro de 2021Raquel Lito

Eram bairros de lata e agora são chiques

O filho do primeiro-ministro mudou-se para um novo Casal Ventoso, a antiga Pedreira dos Húngaros está em construção e o Bairro das Marianas tem penthouses. Como ganharam (boa) fama?

Inspetor do SEF: 'Vivemos numa ansiedade difícil de suportar'
07 de dezembro de 2021Raquel Lito

Inspetor do SEF: "Vivemos numa ansiedade difícil de suportar"

Pedro relata à SÁBADO a situação de incerteza em que vive. Faltam meios humanos nos serviços, nada sabe sobre o eventual processo de transição e critica a falta de critérios. O dirigente sindical Acácio Pereira fala de mal-estar no setor, provocado pela indefinição.

Tony Carreira. Isolamento, fé e salas cheias
01 de dezembro de 2021Raquel Lito

Tony Carreira. Isolamento, fé e salas cheias

Desde a tragédia, o cantor vai diariamente ao cemitério dos Prazeres, onde está sepultada a filha. Entretanto, sofreu um enfarte – mas a morte não o assusta.

Tony Carreira: 'A dor não vai suavizando. Aprende-se a sobreviver com ela'
01 de dezembro de 2021Raquel Lito

Tony Carreira: "A dor não vai suavizando. Aprende-se a sobreviver com ela"

Um ano após a morte da filha mais nova, Sara, o cantor diz-se um homem diferente. Não podia ser, aliás, de outra forma. Descreve-se como alguém "pontualmente alegre”, que só poderá completar o luto depois de descobrir o que se passou na A1, naquela noite de 5 de dezembro de 2020: “Não é para encontrar culpados. Nada me vai trazer a minha filha. Qualquer pai tem direito de saber o que aconteceu.”

Os escândalos sexuais da Igreja católica
24 de novembro de 2021Raquel Lito

Os escândalos sexuais da Igreja católica

O “padre de ferro” reage às acusações, o colega de Viseu está desaparecido e o condenado por pedofilia recebe visitas dos clérigos na prisão (até já tem emprego à espera). A Conferência Episcopal pressiona por respostas céleres.

14
Bom samaritano do Porto ajuda estranhos – e os seguidores financiam
23 de novembro de 2021Raquel Lito

Bom samaritano do Porto ajuda estranhos – e os seguidores financiam

Lucas With Strangers é o seu nome no meio. Nas redes sociais, aparece a dar cadeiras de rodas, saltos de pára-quedas ou cortes de cabelo aos sem-abrigo. As doações vêm de seguidores e parcerias com marcas. À noite, o empreendedor toca jazz em casa.

Polémica em paraíso de Cascais arquivada por Ministério Público
22 de novembro de 2021Raquel Lito

Polémica em paraíso de Cascais arquivada por Ministério Público

A obra de uma mansão no refúgio da Biscaia está a ser contestada por moradores, por alegadamente destoar do casario em redor. Mas o MP entende que o licenciamento em causa não ameaça o plano municipal de ordenamento do território.

'Perdi tudo. O valor da minha insolvência foi de quatro milhões de euros'
22 de novembro de 2021Raquel Lito

"Perdi tudo. O valor da minha insolvência foi de quatro milhões de euros"

Luís ficou sem nada: as empresas, a quinta em Sintra, o carro e até a casa onde vivia em Lisboa desapareceram pelas execuções fiscais e penhoras. O ex-empresário insolvente vive em crise desde 2018, espera que a nova lei – que reduz o prazo de exoneração de cinco para três anos – entre em vigor rapidamente.

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana