Raquel Lito
Raquel Lito

Comecei a gostar de histórias contadas pela minha avó. Num remoto Carnaval dos anos 80, quando aprendi a ler e escrever, decidi mascarar-me de ardina. Na 4.ª classe fiz a minha primeira incursão em entrevista, recorrendo a um velho gravador-tijolo. O entrevistado era o melhor aluno da turma; o tema, o Pai Natal ou, como ele dizia, "a mistificação de São Nicolau". Sou ainda do tempo dos telexes e, nos primeiros estágios, andei a distribuí-los em redações. Entre 1996 e 2000 passei por várias: blico, Lusa, Diário Económico e Semanário. Fixei-me durante cinco anos no tabloide 24 horas, até chegar à SÁBADO onde trabalho desde janeiro de 2005 na secção de Sociedade. Pelo meio lancei dois livros: Terceiro Sexo e, em coautoria com Inês Bastos, a biografia do juiz Carlos Alexandre. Mas do que mais gosto é de andar na rua em reportagem.

Os bastidores da invasão de palco pela ativista Keyla Brasil
26 de janeiroRaquel Lito

Os bastidores da invasão de palco pela ativista Keyla Brasil Exclusivo

Cinco pessoas na sala estavam a postos para proteger Keyla Brasil, que invadiu a peça Tudo sobre a Minha Mãe, a pedir respeito pela sua identidade. Resultado: a direção trocou o ator por uma atriz trans.

Um animal sente-se injustiçado?
23 de janeiroRaquel Lito

Um animal sente-se injustiçado? Exclusivo

Sim. Há aves que reagem à desigualdade, como os corvos, e mamíferos que fazem luto como os cães. Investigadores descobrem emoções mais humanas, até a empatia.

Tim abre escola de rock e dá aulas de baixo
22 de janeiroRaquel Lito

Tim abre escola de rock e dá aulas de baixo Exclusivo

Às segundas-feiras, o vocalista dos Xutos ensina novos roqueiros a serem virtuosos da guitarra. As aulas começam em fevereiro, num espaço no Saldanha, Lisboa, comprado pelo próprio e pelos dois filhos.

Como as câmaras atraem os médicos para a província
16 de janeiroRaquel Lito

Como as câmaras atraem os médicos para a província Exclusivo

Casas mais baratas, deslocações pagas e apoios nas contas da água. As autarquias em zonas remotas e envelhecidas fazem tudo para segurar estes profissionais de saúde. Os utentes ganham anos de vida – e os clínicos também.

Rafael ganha fama nas redes sociais por concretizar os sonhos da avó
14 de janeiroRaquel Lito

Rafael ganha fama nas redes sociais por concretizar os sonhos da avó Exclusivo

O neto é um influencer em ascensão, com 700 mil seguidores. Para ser inovador e mostrar reconhecimento a quem o criou, decidiu presentear Esmeralda, de 86 anos. A SÁBADO acompanhou três experiências – e muitas risadas. Veja o vídeo.

CR7 em busca da cara perfeita
25 de dezembro de 2022Raquel Lito

CR7 em busca da cara perfeita Exclusivo

Aos 37 anos, o rosto de Cristiano Ronaldo continua imune às marcas do tempo. O botox terá ajudado? Especialistas contactados pela SÁBADO acham que sim e explicam os procedimentos.

Chocolate: o negócio que o Natal torna mais doce
24 de dezembro de 2022Raquel Lito

Chocolate: o negócio que o Natal torna mais doce Exclusivo

Bombons inspirados numa viagem são um sucesso natalício, ao fim de sete décadas. Há outros clássicos, que se penduram nas árvores. Fábricas portuguesas e filiais revelam à SÁBADO como mantêm a indústria à prova de crise.

Inflação: há marcas que encolhem os produtos
17 de dezembro de 2022Raquel Lito

Inflação: há marcas que encolhem os produtos Exclusivo

Menos folhas de papel higiénico, pacotes de cereais e margarinas mais leves são exemplos de reduflação. Cortam nas quantidades, mas as dimensões das embalagens mantêm-se. A Deco pede regulamentação e o Governo analisa.

O misterioso assassinato de Tiago Danu
07 de dezembro de 2022Raquel Lito

O misterioso assassinato de Tiago Danu Exclusivo

Tiago foi esfaqueado num parque de estacionamento de Setúbal por volta das 22h30, quando estava com dois amigos. O jovem modelo de 20 anos morreu na madrugada seguinte no hospital. A SÁBADO investigou os momentos que precederam a morte, faz a reconstituição do crime e descobriu que não há imagens das câmaras de videovigilância da zona.

Netflix mostra a rotina de Harry e Meghan a 8 de dezembro
04 de dezembro de 2022Raquel Lito

Netflix mostra a rotina de Harry e Meghan a 8 de dezembro Exclusivo

O Duque e a Duquesa de Sussex abrem as portas da mansão na Califórnia para o formato de streaming. Nos bastidores, têm hesitado: já trocaram de realizador e pediram para a estreia ser adiada.

Templo de antiguidades tem os dias contados: 'Vou chorar quando sair'
26 de novembro de 2022Raquel Lito

Templo de antiguidades tem os dias contados: "Vou chorar quando sair" Exclusivo

Batata Cerqueira Gomes abriu-o em março de 2015, convertendo o armazém abandonado em atração da Invicta. Foi notícia na imprensa estrangeira, mas vai fechar no final de janeiro. O arrendatário não consegue comprá-lo pelo preço pedido: €2,5 milhões.

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana