Sábado – Pense por si

Parlamento envia audição de Moniz da Maia para o Ministério Público

Fernando Negrão, que preside à comissão de inquérito ao Novo Banco, indica que audições de Bernardo Moniz da Maia e João Barão serão enviadas à Justiça. João Gama Leão poderá merecer tratamento igual.

O Parlamento vai enviar as audições a Bernardo Moniz da Maia e a João Barão para o Ministério Público, indicou hoje Fernando Negrão, o deputado que preside à comissão de inquérito às perdas do Novo Banco. A audição a João Gama Leão, na mesma comissão de inquérito, pode vir também a ser enviada.

Bernardo Moniz da Maia
Bernardo Moniz da Maia Direitos Reservados

Bernardo Moniz da Maia é o presidente da holding Sogema, que deixou um calote de 532 milhões de euros ao Novo Banco. Moniz da Maia protagonizou umaaudição caricata, ao longo da qual invocou várias vezes falta de memória ou de conhecimento sobre aspectos elementares dos negócios da Sogema e a relação com o BES e o Novo Banco.

João Barão, ouvido no mesmo dia, é o criador de sociedades que foram usadas como veículos para a venda de uma carteira de imóveis pelo Novo Banco a um fundo internacional de capital privado - na audição disse várias vezes não ter conhecimento sobre aspectos elementares do negócio que envolveu as suas sociedades.

Após o anúncio por Fernando Negrão, o deputado do PSD Hugo Carneiro pediu que também a audição de João Gama Leão, feita na semana passada, seja enviada para o Ministério Público. Gama Leão - cujo grupo de cosntrução Prébuild deixou um calote que ronda330 milhõesde euros ao Novo Banco - afirmou na comissão parlamentar não ser titular de qualquer sociedade em paraísos fiscais.

Carneiro explicou que o PSD obteve registos de sociedades em Malta que provam o contrário. Fernando Negrão explicou estar à espera do envio de documentos por parte de Gama Leão, mas deixou em aberto a possibilidade de enviar a audição para o Ministério Público. 

O anúncio foi feito na abertura da audição a Luís Filipe Vieira, cujo universo empresarial é também um dos maiores devedores ao Novo Banco. 

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.