NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Fernando Negrão, que preside à comissão de inquérito ao Novo Banco, indica que audições de Bernardo Moniz da Maia e João Barão serão enviadas à Justiça. João Gama Leão poderá merecer tratamento igual.
O Parlamento vai enviar as audições a Bernardo Moniz da Maia e a João Barão para o Ministério Público, indicou hoje Fernando Negrão, o deputado que preside à comissão de inquérito às perdas do Novo Banco. A audição a João Gama Leão, na mesma comissão de inquérito, pode vir também a ser enviada.
Bernardo Moniz da MaiaDireitos Reservados
Bernardo Moniz da Maia é o presidente da holding Sogema, que deixou um calote de 532 milhões de euros ao Novo Banco. Moniz da Maia protagonizou umaaudição caricata, ao longo da qual invocou várias vezes falta de memória ou de conhecimento sobre aspectos elementares dos negócios da Sogema e a relação com o BES e o Novo Banco.
João Barão, ouvido no mesmo dia, é o criador de sociedades que foram usadas como veículos para a venda de uma carteira de imóveis pelo Novo Banco a um fundo internacional de capital privado - na audição disse várias vezes não ter conhecimento sobre aspectos elementares do negócio que envolveu as suas sociedades.
Após o anúncio por Fernando Negrão, o deputado do PSD Hugo Carneiro pediu que também a audição de João Gama Leão, feita na semana passada, seja enviada para o Ministério Público. Gama Leão - cujo grupo de cosntrução Prébuild deixou um calote que ronda330 milhõesde euros ao Novo Banco - afirmou na comissão parlamentar não ser titular de qualquer sociedade em paraísos fiscais.
Carneiro explicou que o PSD obteve registos de sociedades em Malta que provam o contrário. Fernando Negrão explicou estar à espera do envio de documentos por parte de Gama Leão, mas deixou em aberto a possibilidade de enviar a audição para o Ministério Público.
O anúncio foi feito na abertura da audição a Luís Filipe Vieira, cujo universo empresarial é também um dos maiores devedores ao Novo Banco.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?